Relatório da prática de ensino supervisionada

Data
2021-02-26
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento refere-se ao relatório de estágio curricular, onde realizei uma exposição pormenorizada do estágio pedagógico que decorreu ao longo do ano letivo 2019/2020 na Escola Secundária Morgado Mateus, Vila Real. Neste ano de estágio, que foi monitorizado pelo professor cooperante José Pires, foi-me atribuída a turma do 10ºD, e ao longo do presente relatório são descritos todos os passos que foram dados para preparar e lecionar as aulas e todas as atividades relacionadas com a minha turma e a escola. O meu trabalho está repartido em quatro partes distintas, na qual começo por fazer referência ao meu enquadramento pessoal, a segunda parte está relacionada com a instituição e o contexto em que eu estava inserido. A terceira parte consiste no estágio pedagógico onde descrevo as tarefas desenvolvidas, e por fim, descrevo as atividades em que participei organizadas pela escola Morgado Mateus. Foi-me permitido lidar com o dia-a-dia da minha futura profissão, onde apliquei os conhecimentos adquiridos (licenciatura e mestrado) e aprofundei novos conhecimentos teórico-práticos sobre a temática e desenvolvi novas competências e atividades. O objetivo primordial deste trabalho é transmitir todo o caminho percorrido ao longo do estágio, falarei sobre as dificuldades sentidas, através da prática fui crescendo aula a aula, errando e melhorando, chegando ao dia em que a ansiedade pouca existia em mim. Aos poucos fui crescendo, assim como a consciência da importância da atualização contínua do conhecimento, na qual que não sei tudo e nunca saberei, mas saberei um pouco mais a cada dia que passa. Por fim, este relatório será um reflexo do trabalho que desenvolvi ao longo do ano, onde podemos constatar que o estágio pedagógico é um momento fundamental na nossa formação enquanto docentes, pois permite que se coloque em prática todo o conhecimento que fomos adquirindo ao longo de todo o nosso percurso académico.
This document refers to the curricular internship report, where I made a detailed presentation of the pedagogical internship that took place during the academic year 2019/2020 at the Secondary School of Morgado Mateus, Vila Real. In this internship, which was monitored by the cooperating professor José Pires, I was assigned to the 10th D class, and throughout this report, all the steps that were taken to prepare and teach classes and all activities related to my class and the school. My work is divided into four distinct parts, in which I start by referring to my personal background, the second part is related to the institution and the context in which I was inserted. The third part consists of the pedagogical internship where I describe the tasks developed in it, and finally, I describe the activities in which I participated organized by the Morgado Mateus School. I could deal with the day-to-day of my future profession, where I applied the acquired knowledge (degree and master's) and deepened new theoretical and practical knowledge on the subject and developed new skills and activities. The main objective of this work is to transmit all the way along the internship, I will talk about the difficulties that I felt and the grew up class by class, making mistakes and improving step by step, from the day when the anxiety to the day when it was simply one more class. Gradually I grew up, as did the awareness of the importance of continuous updating of knowledge, in which I do not know everything and will never know, but each day I will know a little more. Finally, this report will be a reflection of the work that I developed throughout the year, where we can see that the pedagogical internship is a fundamental moment in our training as teachers, as it allows to put into practice all the knowledge that we have acquired over the years, our entire academic path.
Descrição
Relatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Estágio Pedagógico , Educação Física
Citação