Educação para os media em contexto de educação pré-escolar

Data
2016-12-13
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente trabalho investigativo, intitulado de “Educação para os Media em contexto de Educação Pré-Escolar”, procura primordialmente relatar factos abrangidos pelo tema, na prática de Estágio supervisionado realizado em âmbito de Jardim-de-Infância, bem como a uma fundamentação teórica em torno deste tema. Utilizou-se a série educativa Ruca, como “instrumento” para aplicar na sala de aula, um trabalho de visionamento ativo de episódios. Esta série foi utilizada devido à sua abrangência em termos da abordagem de temas e conteúdos, bem como à veneração e identificação que as crianças possuem pela sua globalidade. O trabalho realizado consistiu no esmiuçamento de ocorrências, presentes em cada episódio, retirando de cada um aprendizagens significativas em várias áreas e domínios presentes nas “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar”. Foi realizado um trabalho de alfabetização audiovisual, uma instrução no sentido da realização de uma leitura de imagens e de descodificação de mensagens e atitudes, não fazendo uma leitura superficial de cada representação nem utilizando o visionamento de cada episódio somente como uma forma de entretenimento, ao qual estariam habituados, mas sim num momento de aquisição ativa de aprendizagens e de desenvolvimento de competências a vários domínios. O objetivo seria que as crianças alongassem os conhecimentos e práticas de visionamento adquiridas, para quaisquer outras séries e imagens que pudessem visualizar, fora ou dentro da escola, de forma a tornarem-se espetadores e recetores ativos e críticos de informação. Cada episódio explorado em âmbito de estágio supervisionado teve a sua pertinência, tendo sido utilizado como: instrumento de introdução de temas na sala de aula; dar seguimento a um conteúdo ou tema; abordagem específica de um conceito; ferramenta para a inicialização de uma atividade prática. Este trabalho investigativo possui ainda, um conjunto de fichas técnicas destinadas a Educadores de Infância e a profissionais educativos, de um corpus significativo de episódios do Ruca contendo informações úteis para o suporte de visionamento e exploração individual de cada um. É uma ferramenta de consulta, com o objetivo da adquirição de informações de uma forma rápida e generalizada acerca de cada episódio presente, possuindo os seguintes tópicos de análise: título; duração; sinopse; personagens; áreas de conteúdo presentes; tema principal; valores transmitidos; propostas de atividades.
The investigation work, titled “Education for the Media in the context of Preschool Education” seeks primarily to report facts covered by the topics of the subject studied on behalf of the supervised internship conducted in context with the Preschool Teaching areas of study. The educational children’s television series “Ruca” was used as a learning tool applied in the classroom: a work of active viewing of episodes. This educational tool was used due to its wide and comprehensive approach in terms of themes and content, as well as due to the importance that children offer to the series in its globalism. The main goal of the work was to analyse all the scenes in each episode and taking, from that, significant learning in several fields and domains presented in the “Curricular Guidelines for Preschool Education”. A work that consisted in teaching children, by means of audiovisual literacy, to watch, read and decode images, messages and attitudes, not doing only the superficial viewing of each episode nor using it only for purposes of entertainment, which children would be used to, but doing it in a moment of active acquisition and development of skills in various fields of learning. The goal would be to have children developing their knowledge and acquired viewing practises in any other series and images that they would see, inside or outside school, making them active spectators, active receivers and information reviewers. Each episode explored on behalf of the supervised internship had its relevance for the study being used as: an instrument for introducing topics in the classroom; to follow up a subject or content; to do a specific approach to a concept; as a tool to initiate a practical activity. This investigation also features a whole set of technical sheets (work sheets) aimed at Kindergarten Teachers and Educational Professionals, from a significant group of “Ruca” episodes containing useful information to support the visioning and exploration of each one. It is a query tool that easily allows acquiring information, in a fast and widespread way, about every episode, having the following analysis topics: title, duration, synopsis, characters, content areas, principal subject, transmitted values, and proposed activities.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar
Palavras-chave
Educação para os media , Educação pré-escolar , Alfabetização audiovisual , Descodificação de imagens , Ruca , Aprendizagens significativas
Citação