A utilização do quadro interativo multimédia nas diferentes áreas curriculares: relatos de estágios no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

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2016-11-16
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Resumo
Este trabalho tem como objetivos relatar de forma crítica a prática de ensino supervisionada nos contextos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, destacando a utilização do Quadro Interativo Multimédia. O quadro interativo traz uma nova dimensão tecnológica para a sala de aula e vem renovar as discussões sobre a utilização das tecnologias no contexto educativo. Em Portugal o programa que trouxe para as escolas o quadro interativo foi o Plano Tecnológico da Educação, que prevê o reforço dos recursos tecnológicos existentes nas escolas portuguesas e consequentemente a distribuição dos quadros interativos pelas salas de aula. Com o quadro interativo o professor encontra um grande aliado para a superação de várias dificuldades dos alunos, desenvolvendo a participação, motivação e cooperação entre as crianças, que aprendem a respeitar-se e a relacionar-se uns com os outros. Alinhados com a modernização tecnológica e com a problemática da inserção dos quadros interativos multimédia, desenvolveu-se o relatório, que no seu essencial, se centra nas formas como o quadro interativo pode ser rentabilizado nas diferentes áreas curriculares, em benefício de um ensino mais desafiador, rico e propício a aprendizagens significativas. Com esta experiência é possível concluir que o uso do quadro interativo traz benefícios para as aprendizagens dos alunos, tornando-os mais motivados para o ensino.
This study aimed to report critically supervised teaching practice in the contexts of the 1st and 2nd cycles of Basic Education, highlighting the use of Interactive Whiteboard Multimedia. The interactive whiteboard technology brings a new dimension to the classroom and comes renew discussions on the use of technology in the educational context. In Portugal the program that brought schools the interactive whiteboard was the Technological Plan for Education, which provides for the strengthening of existing technological resources in Portuguese schools and consequently the distribution of interactive whiteboards for classrooms. With the interactive whiteboard the teacher is a great ally to overcome various difficulties of students, developing participation, motivation and cooperation among the children, who learn to respect themselves and to relate to each other. In line with the technological modernization and the issue of integration of multimedia interactive whiteboards, the report was developed, which in essence, focuses on ways that interactive whiteboards can be monetized in different curriculum areas for the benefit of a more challenging teaching, rich and conducive to meaningful learning. With this experience we conclude that the use of the interactive whiteboard is beneficial to student learning, making them more motivated to teach.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Palavras-chave
Quadros interativos , Multimédia , Ensino básico 1º ciclo , Ensino básico 2º ciclo , Prática de ensino supervisionada
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