Produção e utilização de audiovisuais na dinamização de uma web rádio e TV: uma experiência no Ensino da Informática

Data
2014
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
No âmbito do Mestrado em Ensino de Informática do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, realizado no ano letivo de 2013/2014, o presente relatório descreve uma experiência pedagógica realizada na Escola S/3 S. Pedro, distrito de Vila Real, cujo projeto pedagógico incidiu na produção e utilização de audiovisuais, recorrendo às tecnologias Web 2.0, em especial podcasts e vídeo, tendo como objeto final produzir conteúdos vinculados ao projeto “WRT São Pedro”. As ferramentas web 2.0/3.0 viabilizaram o desenvolvimento de novas formas de comunicação, expressão e intervenção junto da comunidade educativa que podem integrar propostas pedagógicas interessantes no estímulo da criatividade e espírito crítico dos alunos, bem como fomentar o trabalho cooperativo e colaborativo na web. É ainda relatada a experiência da lecionação, em ano de implementação das novas metas curriculares de TIC, para os 7.º e 8.º anos de escolaridade, do ambiente de programação gráfica Scratch, que faz parte da meta curricular Produção P8, com apresentação de resultados e apreciações dos alunos, e a experiência de lecionação da disciplina de Aplicações Informáticas B, do 12.º ano de escolaridade.
In the context of the Master in Teaching of Informatics of 3RD Cycle of primary and Secondary Education, carried out during the academic year of 2013/2014, the present report describes a pedagogical experience performed at S/3 S. Pedro School, district of Vila Real, whose teaching project focused on the production and use of audiovisual media, using the Web 2.0 technologies, in particular podcasts and video, having as goal end produce content linked to the project “Web Rádio e TV São Pedro”. The tools web 2.0/3.0 made possible the development of new forms of communication, expression and speech to the educational community, that can integrate interesting pedagogical proposals in the stimulus of creativity and critical spirit of the students, as well as promote cooperative and collaborative work on the web. It's even reported the teaching experience in a year of implementation of the new ICT curriculum goals, for 7th and 8th year of schooling, with the graphical programming environment Scratch, which is part of the curricular goal “Production P8”, with presentation of results and assessments of students, and the teaching experince of Aplicações Informáticas (B), on the 12th year of schooling.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Informática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Palavras-chave
Informática , Ensino , Audiovisuais , Televisão , Web rádio
Citação