As visitas de estudo a Espanha: Propostas de visitas de estudo com fichas-guia

Data
2012
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
As Visitas de Estudo fazem integralmente parte da vida dos estabelecimentos de ensino. Além disso, são consideradas, tanto pela investigação, como pelo como Currículo Nacional do Ensino Básico, como recursos dotados de inúmeras potencialidades educativas. Todas as atividades planeadas e concretizadas visam a que o aluno transponha os conhecimentos adquiridos em sala de aula para o mundo real. Por outro lado, diversos estudos sugerem que os jovens, de um modo geral, gostam de Visitas de Estudo e aprendem através delas. Desta feita, pretendeu-se realçar todos os benefícios que este tipo de ferramenta pedagógica pode acarretar no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos e, sobretudo, de que forma se pode aproveitá-lo para os motivar, enriquecer e desenvolver as suas competências comunicativas. Diversificando os métodos de ensino, sugere-se que as visitas de estudo deixem de ser um mero passeio, mas antes uma oportunidade de interação e de abertura para o mundo que propicie novas aprendizagens tanto ao nível social, pessoal como educacional, visando o sucesso do aluno. Por conseguinte, com este trabalho final de mestrado, pretendeu-se orientar, num primeiro momento, sobre os passos a seguir para a organização e elaboração de projetos de visitas de estudo. Seguidamente, aspirou-se esclarecer algumas motivações e interesses na organização desse tipo de projeto por parte de todas as partes envolventes. Finalmente, propôs-se analisar projetos de visitas de estudo, explorar e sugerir tarefas comunicativas e fichas guias aplicáveis em diversos destinos de Espanha decorrentes deste tipo de prática educacional. Não deixando de lembrar, por fim, que existem algumas possibilidades de alternativas à realização das visitas de estudo que permitem, também, contactar com a realidade linguística e cultural estrangeira.
The study visits are an integrant part of the schools’ life. Besides that, they are considered, by the investigation as well as by National Curriculum for Basic Education, as resources full of numerous educational potentialities. All the activities planned and implemented aim the student to transpose the acquired knowledge in the classroom to the real world. On the other hand, many studies suggest that the young, in general terms, like the Study Visits and learn from them. This way, it was intended to enhance all the benefits that this kind of project can bring to the learning process of our students and mostly the way it can be used to motivate them, enrich and develop their communicative competences. By diversifying the teaching methods, it is suggested that the study visits are no longer a simple tour, but a real opportunity of interaction and opening to the world that fosters new learning in a social, personal and educational level, aiming the student’s success. Thus, with this final master work, it was intended to guide, in a first moment, the steps to follow in the organization and preparation of the study visits’ projects. Then, it was aimed to clarify some of the motivations and interests in the organization of this kind of project of all the parts involved in it. Finally, it was intended to analyze study visits projects, explore and suggest tasks and worksheets that can be implemented in several destinations in Spain under this type of educational practice. Not failing to remember, at last, that there are some alternative possibilities to the realization of study visits that also allow a contact with the foreigner linguistic and cultural reality.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo de Ensino Básico e Ensino Secundário e De Espanhol nos Ensinos Básicos e Ensino Secundário
Palavras-chave
Visitas de estudo , Fichas-guia , Comunicação , Interação
Citação