A transferência de conhecimento entre a universidade e a empresa: um estudo de caso

Data
2017
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Resumo
Independentemente da área de atuação da empresa, a inovação é um componente primordial na competitividade e, consequentemente, uma alavanca para subsistência da empresa no mercado. Das fontes originárias de conhecimento, as universidades, são aquelas que se podem evidenciar como uma importante fonte de pesquisa para o tecido empresarial. Nos últimos anos, o paradigma de universidade tem, por influência diversos fatores, vindo a ser alterado, esta transformação resulta, em grande medida, da exigência natural da sociedade atual que exige um papel mais interventivo da universidade no desenvolvimento económico e social. Para procurar dar resposta ao apelo da sociedade torna-se essencial a implementação de uma interação simbiótica entre a universidade e os atores socioeconómicos, mas concretamente, entre a universidade e o tecido empresarial. A cooperação entre universidades e empresas representa um desígnio europeu na promoção de pesquisa e desenvolvimento científicos. Este estudo visa a apresentação de uma caso de estudo em que a construção de pontes entre as IES e o mundo empresarial no processo de transferência de conhecimento se apresentou como vital e diferenciador no processo em causa. Na sequência da realização de um estudo descritivo suportado por um caso concreto em que se verificou uma aplicação real e efetiva de transferência de conhecimento, através de um projeto em co promoção, tendo por base a implementação de conhecimento originário de um contexto científico para o mundo empresarial, foi possível verificar a importância que o conhecimento pode aportar para o contexto económico e, de que forma pode ser encarado como garante de uma vantagem competitiva. Procurou-se fazer a ligação entre a revisão da literatura e esta análise de estudo descritivo.
Regardless of the area where the company operates, innovation is a primary component in competitiveness and, consequently, a lever for subsistence of the company in the market. The originating sources of knowledge, universities, are those that can show as an important source of research for the corporate sector. In recent years, the paradigm of University has, for a number of factors influence, been changed, this change results, to a large extent on the natural current society requirement which requires a more interventionist role of the University in economic and social development. To seek to respond to the call of the society it is essential that the implementation of a symbiotic interaction between the University and the socioeconomic actors, but more specifically, between the University and the corporate sector. Cooperation between universities and businesses represents a European design in the promotion of scientific research and development. This study aims at the presentation of a case study in building bridges between the Universities and the business world in the process of knowledge transfer as vital and differentiator in the process concerned. Following the completion of a descriptive study supported by a case in which there was a real and effective application of knowledge transfer, through a project in co promotion, based on the implementation of knowledge originating in a scientific context to the business world, it has been possible to check the importance that knowledge can contribute to the economic context and How can be seen as the guarantor of a competitive advantage. We tried to make the link between the literature review and the analysis of descriptive study.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão
Palavras-chave
Gestão do conhecimento , Transferência de conhecimento , Criação de conhecimento , Vantagem competitiva , Estudo de casos
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