Géneros textuais e práticas de sucesso no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

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Resumo
A escrita é um dos processos mais importantes que todo o ser humano precisa de adquirir para poder expressar as suas ideias, pensamentos, necessidades e sentimentos, para comunicar, de acordo com o contexto social e cultural e, para além disso, é uma poderosa estratégia de aprendizagem. Este processo é influenciado diretamente pelos contextos que rodeiam quem escreve, podendo salientar-se o papel importante que a família e o professor assumem na aprendizagem da escrita. O professor deve proporcionar momentos de escrita que despertem o interesse e a curiosidade dos alunos, diversificando as suas estratégias, que devem ser adaptadas e adequadas às necessidades e dificuldades dos alunos, de forma a motivá-los e suscitar criatividade, guiando-os durante todo o processo de escrita. Deste modo, durante a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, surgiu a preocupação em realizar atividades relacionadas com o desenvolvimento da escrita, assim como um projeto de escrita. O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada sintetiza todo o percurso pedagógico desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada realizada nos dois contextos supramencionados. Para além de uma componente prática de descrição das atividades desenvolvidas em ambos os contextos, contém também uma componente de fundamentação teórica sobre o domínio da escrita e a sua promoção através dos diferentes géneros textuais. A escolha deste tema “Géneros Textuais e Práticas de Sucesso no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico” teve como base a preferência pela área do Português, por ser um domínio importante a desenvolver com os alunos desde cedo e, também, por ser um tema relevante e suscetível de ser aplicado nos dois contextos. Alguns autores defendem que as crianças, desde muito cedo, têm contacto com a escrita e que este domínio deve ser estimulado e desenvolvido de forma correta, para que os alunos se tornem mais cultos e capazes de intervir a propósito de qualquer tema. Através dos géneros textuais, é possível promover não só a escrita, mas também a criatividade e o gosto pela escrita e a leitura, o desenvolvimento da comunicação, do vocabulário, entre outros.
Writing is one of the most important processes that every human being needs to acquire in order to express his ideas, thoughts, needs and feelings, to communicate, according to the social and cultural context and, in addition, it is a powerful learning strategy. This process is directly influenced by the contexts that surround those who write, and it can be emphasized the important role that the family and the teacher assume in the learning of writing. The teacher must provide writing moments that arouse the interest and curiosity of the students, diversifying their strategies, which must be adapted and adapted to the needs and difficulties of the students, in order to motivate them and arouse creativity, guiding them throughout the writing process. Thus, during the Supervised Teaching Practice in the 1st Cycle of Basic Education and in the 2nd Cycle of Basic Education, the concern arose in performing activities related to the development of writing, as well as a writing project. This Final Report of supervised teaching practice summarizes the entire pedagogical path developed during the Supervised Teaching Practice carried out in the two contexts mentioned above. In addition to a practical component of describing the activities carried out in both contexts, it also contains a theoretical foundation component on the field of writing and its promotion through the different textual genres. The choice of this theme "Textual Genres and Successful Practices in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education" was based on the preference for the Portuguese area because it is an important domain to develop with students from an early age and also because it is a relevant topic and likely to be applied in both contexts. Some authors argue that children, from an early age, have contact with writing and argue that this domain should be stimulated and developed correctly, so that students become more educated and able to intervene on any subject. Through textual genres, it is possible to promote not only writing, but also creativity and taste for writing and reading, the development of communication, vocabulary, among others.
Descrição
Relatório Final de Estágio, com feição dissertativa, elaborado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
escrita , géneros textuais
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