Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudo do 2.º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa da formação inicial do docente, na qual o estudante é, pela primeira vez, confrontado com a realidade escolar. É um longo trajeto, com diversas aventuras e imprevistos que o professor estagiário atravessa, sendo a reflexão crucial para o seu desenvolvimento profissional. Realizou-se na Escola Secundária do Marco de Canaveses, sendo o núcleo de estágio composto por três alunos, na qual a Professora Cooperante acompanhou todo o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O documento apresentado, tendo como propósito a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física, espelha o caminho percorrido durante um ano letivo completo, rico em experiências pessoais e reflexões. Este encontra-se estruturado em vários capítulos, com destaque para a introdução, o enquadramento teórico, pessoal e institucional, a organização e gestão do processo ensino de ensino-aprendizagem, as tarefas de estágio de relação escola-meio e a reflexão final de toda a prática de ensino supervisionada, sendo o suporte de toda a prática.
This document comes in the framework of the Pedagogical Training, integrated in the Master’s degree study programme of Teaching Physical Education of Basic and Secondary Education of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. The teaching practice presents itself as the last stage of the initial training and is the space where the student is, for the first time, faced with reality. It’s a long way, filled with adventures and unforeseen situations, being the reflection about them decisive to the student’s professional growth. It took place at the Secondary School of Marco de Canaveses, and the internship group was composed by three students and one cooperating teacher who followed the whole development of teaching-learning process. The documented presented, having as a goal the acquisition of a Master’s Degree in Teaching Physical Education, reflects the path covered during a complete school year, rich in personal experiences and reflections. It is structured in several chapters, highlighting the introduction, the theoretical, personal and institutional framework, the organization and management of the teachinglearning process, the internship tasks of the relationship between school and the community and the final consideration of all supervised teaching practice, which is the support of the whole practice.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação Física , Estágio Pedagógico
Citação