Caraterização do perfil de consumidores de suplementos alimentares, orientações motivacionais e cognitivas dos utilizadores praticantes de atividades desportivas e recreativas e o papel da participação nestas atividades para a satisfação das necessidades psicológicas básicas

Data
2017-03-02
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Resumo
O objetivo do presente estudo foi comparar por sexo, idade e consumo de suplementos alimentares ao nível das orientações motivacionais/ cognitivas associadas à prática de atividade física e com os motivos para o consumo ou não de suplementos alimentares. A amostra consistiu de 166 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. Destes, 66 são consumidores e 100 não consumidores de suplementos alimentares. De modo a comparar se o consumo ou não de suplementos alimentares influencia as orientações motivacionais dos praticantes de atividade física recorreu-se a análises de variância multivariada (MANOVA). Através da aplicação do Questionário de Orientação Motivacional no Desporto (QOMD – TEOSQ), os resultados indicaram que os praticantes de atividade física deste estudo apresentam uma orientação para a tarefa comparativamente com a orientação para o ego. Concluiu-se que existem diferenças significativas nos consumidores de suplementos alimentares, entre homens e mulheres, sendo que os do sexo masculino apresentam valores mais altos na orientação para o ego.
The purpose of the present study was to compare, by sex, age and consumption of dietary supplements at the level of motivational / cognitive orientations associated with the practice of physical activity and the consumption of supplements. The sample consisted of 166 individuals aged between 18 and 25 years old. Of these, 66 are consumers and 100 are not consumers of dietary supplements. In order to compare whether or not the consumption of dietary supplements influences the motivational orientations of physical activity practitioners, a multivariate analysis of variance (MANOVA) was used. Through the application of the Motivational Guidance Questionnaire in Sport (QOMD - TEOSQ), the results indicated that the practitioners of physical activity in this study present a task orientation in comparison to the ego orientation. It was concluded that there are significant differences in the consumers of dietary supplements, between men and women, with the males having higher values in the ego orientation.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica
Palavras-chave
Atividade física , Motivação , Suplementos alimentares , Orientação ego e tarefa
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