O feedback pedagógico emitido pelos treinadores de voleibol em sessões de treino em escalões de iniciados e juniores

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2010
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Resumo
O voleibol, como jogo desportivo, é praticado por jovens de vários escalões etários. Por isso, este jogo tem de ser adaptado às diferentes idades, o que obriga a um processo pedagógico mais exigente e eficaz ao nível do ensino do jogo. O objectivo deste estudo é observar o Feedback (FB) Pedagógico emitido pelos treinadores de voleibol em sessões de Treino em escalões de Iniciados e Juniores. A metodologia utilizada foi constituída por vinte e seis treinadores de voleibol dos escalões de formação, treze treinadores de iniciados masculinos e treze de juniores masculinos. Para a análise das intervenções verbais dos treinadores e respectivo conteúdo, recorremos à estatística descritiva, nomeadamente, às percentagens de ocorrência. Os principais resultados sugerem que a emissão de FB Pedagógico é realizada de forma individual e de forma auditiva, ou seja, de forma verbal, em que há um predomínio da Performance. Relativamente à Dimensão do Conteúdo Substantivo do FB Pedagógico, o “passe”, o “ajustamento” e “os princípios defensivos” são as subcategorias que mais têm ênfase no contexto de treinos. Em relação à Acção do Jogo, o feedback pedagógico mais emitido é a “defesa/protecção”. Os iniciados recebem mais Feedback Pedagógico do que os juniores. A Forma mais adequada em ambos os escalões é a “auditiva”. Já em relação à Dimensão Referencial, o Conhecimento da Performance (CP) é mais visível nos escalões dos iniciados do que nos de juniores que, por sua vez, recebem FB pedagógico Sem Critério. Tanto nos iniciados como nos juniores, o FB Pedagógico é mais transmitido ao Atleta do que propriamente à Equipa. Segundo a habilidade técnica, o “passe” é a Dimensão de Conteúdo Substantivo de FB Pedagógico que mais realce tem, nos iniciados enquanto nos Juniores é a habilidade técnica do “bloco”. Nos iniciados, o FB pedagógico é mais interventivo ao nível do “passe”, da “manchete” e da “posição fundamental”. Na Táctica Individual, predomina “o ajustamento” em ambos os escalões. Na Táctica Colectiva, tanto treinadores dos iniciados como dos juniores dão mais importância ao “esquema táctico defensivo” e aos “princípios defensivos”. Desta forma, em coerência com a observação efectuada, constatámos o ensino em contexto de treino nos diferentes escalões: nos iniciados a componente subjacente é a habilidade técnica e nos juniores é a habilidade técnico-táctica.
The volleyball game as a sport is practiced by youths of different age. So that, this game has to be adapted to different ages, which requires an educational process more effective and demanding in term of teaching the game. This study, we addressed issues related to volleyball practice, particularly characteristics of this sport game, volleyball game, as collective technical and tactical differences and identification of the feedback, given on educational training sessions. The methodology used was the dialogue with the coaches of teams and junior men started to investigate the characteristics of these bands that later would observe and evaluate in the context of training. We have made a direct observation of Teaching Feedback in training. For the observation / feedback pedagogical explanation was demonstrably present their grids with elements belonging to the pedagogical feedback and therefore a risk assessment. The observations were aimed, through training situations, to determine the pedagogical feedback aimed at different levels (beginners and juniors) to detect differences between the two contexts of practice at both levels. Thus, consistent with the observation made, we have seen in the context of teaching practice in different levels: in the underlying component is started technical skill and is a junior technical and tactical.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Voleibol , Intervenção pedagógica , Feedback , Formação do atleta , Intervenção do treinador
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