Relatório Profissional conducente ao grau de mestre em Gestão: a gestão do percurso profissional

Data
2015-09-22
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório profissional tenciona relatar, detalhadamente, o meu percurso profissional iniciado após a Licenciatura. Dado que a experiência profissional incide, essencialmente, sobre a profissão docente, este documento pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido enquanto docente, ao serviço de estabelecimentos de ensino público. A abordagem ao ensino em Portugal e necessidade de inovação; sobre a centralização e descentralização dos sistemas educativos, sua origem e análise, são temas que merecem reflexão dado que serão a base de todo o meu percurso e da construção do currículo. Por isso, a frequência de uma licenciatura, a experiência de intercâmbio são referidas na perspetiva do incremento e desenvolvimento de competências teóricas e práticas. A profissão docente, a formação de professores, a experiência profissional formam o capítulo III, no qual se pode ler em pormenor o percurso profissional, os desafios de uma profissão em constante mudança, os resultados obtidos quer a nível profissional, quer a nível emocional, pessoal. Em jeito de conclusão, referem-se as expectativas futuras pessoais e profissionais formulando assim, um projeto de vida profissional em contínua execução. Este relatório preconiza assim, apresentar um trabalho reflexivo da profissão mas também do desenvolvimento pessoal enquanto elemento ativo da sociedade.
The hereby professional report aims to describe, in detail, my professional journey started right after my graduation. Since my professional experience is mainly based on the teaching career, this document focuses on my work's development while at the public school system. The approach on education in Portugal and innovation needs; the discussion about centralization and decentralization - its origin and analysis; are themes worth reflecting on, as they are the basis of all my path and curriculum vitae building. For this matter, the attendance of a university degree, as well as the exchange experience are mentioned, in the perspective of increase and development of both theoretical and practical skills. Chapter III focuses on the teaching job, the teacher's training and the professional experience. Here one can acknowledge, in detail, the career, the challenges of an ever-changing profession, as well as the resulting inputs - these being professional, personal and emotional. As conclusion, future personal and professional expectations are referred, thus conferring an ongoing professional life project. Therefore, this report intends to present, not only an overview of the teaching career, but also of the personal development as an active element of society.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão
Palavras-chave
Gestão , Profissão docente , Inovação educativa , Valorização da profissão
Citação