A utilização das TIC na educação nas escolas adventistas da região central do Rio de Janeiro

Data
2016-10-10
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Pesquisas mostram que muitos fatores são determinantes para um bom desempenho escolar, dentre eles estão as estratégias adequadas ao contexto contemporâneo e do aluno. É importante observar ao mesmo tempo que o mundo mudou e com isto a escola também necessita estar atualizada em seus procedimentos e praticas didáticas metodológicas, tendo um currículo atualizado em consonância também com as tecnologias vigentes. Devido a isto a escola e o currículo devem estar adaptados a nova concepção e contexto, considerando também qual cidadão queremos formar conforme a filosofia da instituição, de maneira que as novas práticas não agridam ou entrem em consonância com esta filosofia. É importante que administradores e professores reflitam sobre os atos educativos pelos quais respondem, avaliem os recursos de que esta nova sociedade dispõe e disponibilizem à escola e os integrem de forma criteriosa na sua prática pedagógica. Diante desta constatação consideramos pertinente obter informação sobre as tecnologias da informação e comunicação (TIC) disponíveis nas escolas adventistas pertencentes à Associação Rio de Janeiro Central. Este estudo pretende, junto de uma amostra de cinco escolas pertencentes a associação de escolas adventistas do Rio de Janeiro, analisar a utilização das TIC, aferir em que áreas curriculares a empregam, com que finalidades, com que frequência de utilização e identificar quais as TIC utilizadas.
Researches have revealed that a good school performance requires several different factors, including strategies proper to the contemporary context and the student’s background. It is also important to notice that the world has changed and thus the school also needs to update its methodological learning procedures and practices, presenting an updated curriculum in harmony with the current technologies. Therefore, the school and the curriculum should be adapted to the new concept and context, also considering which type of citizen we intend to prepare in accordance with the institution’s philosophy, so that the new practices do not oppose or follow this philosophy. It is important that managers and teachers consider the education actions for which they answer, assess the features provided by this new society and available to the school, and systematically integrate them in their pedagogic practice. Thus we find relevant to acquire information on the communication and information technologies (TIC) available in the Adventist schools within Rio de Janeiro central association. This paper’s purpose is to, in a sample of 5 schools part of Rio de Janeiro adventist schools association, analyze the use of TIC; verify in which curriculum areas they use them, their goals, the frequency of use, and identify which TIC are used.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Comunicação e Tecnologias Educativas
Palavras-chave
Educação , Tecnologia , Informação , Comunicação , Escolas , Internet
Citação