O impacto das lideranças na gestão de conflitos, entre alunos, na escola

Data
2017-07-05
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Projetos de investigação
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Resumo
Os conflitos coexistem com o Homem desde sempre e juntos ultrapassam os tempos e os espaços. Encontramo-los com grande frequência nas organizações, embora nem sempre sejam abordados da melhor forma. A existência do conflito não é necessariamente prejudicial à pessoa e às organizações; pelo contrário, se abordado e gerido de forma construtiva pelas lideranças, ajuda ao crescimento e desenvolvimento. Neste sentido, torna-se pertinente a atualização da forma de gestão e resposta aos conflitos que emergem nas escolas. Desta forma o presente estudo tem como objetivo principal analisar o papel das lideranças nas escolas (de topo e intermédias) perante situações de conflito entre alunos. Para tal, numa primeira parte efetuou-se o enquadramento teórico sobre as temáticas e prosseguiu-se com o estudo empírico, onde se recorreu a uma amostra de 50 professores de uma escola do distrito de Vila Real. Foi realizado um estudo quantitativo e qualitativo aplicando dois instrumentos: um questionário a 46 professores e entrevistas a 4 docentes do 2º, 3º Ciclos e ES (Ensino Secundário). Os principais resultados revelam que na escola onde foi implementado o estudo existem vários conflitos entre alunos, tendo os professores consciência dessa realidade. Também verificámos que os professores se preocupam com a resolução de conflitos, e que seria relevante a implementação de um projeto de Mediação Escolar. Face aos resultados obtidos, é proposta a implementação de um programa de mediação de conflitos, que possa ser potenciadora de uma gestão positiva de conflitos. Por fim, foram comentados os aspetos mais importantes resultantes do estudo empírico efetuado e feitas sugestões para futuras investigações.
Conflicts and Men have always coexisted and together they surpass time and spaces. We can find them frequently in institutions, and the process of dealing with them isn’t always done correctly. The conflict, itself, isn’t necessarily negative to men and institutions; on the contrary, if dealt and managed with a constructive strategy by the leaderships, it leads to growth and development. As a result, updating management strategies and the responses to conflicts happening in schools becomes pertinent. Therefore, the primary aim of this research is to analyze the role of school leaderships, both high and intermediate, in conflict situations between students. With such aim, the first part includes a theoretical contextualization about the subject, followed by an empirical research of a sample of 50 teachers from a school in the district of Vila Real. A qualitative and quantitative research was made applying two methods: a survey of 46 teachers and an interview with 4 Middle and High School teachers. The main results reveal that in the school that was the subject of this research there are various conflicts between students, and that the teachers are aware of that reality. It can also be concluded that the teachers show concern in solving these conflicts and that the implementation of school Mediation Projects would be relevant. Given the obtained results, it is proposed the implementation of a conflict mediation program that can lead to positive management of conflicts. Finally, the most important aspects of the empirical research were discussed and suggestions to future investigations were made.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Administração Educacional
Palavras-chave
Organização , Alunos , Escola , Liderança , Gestão de conflitos
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