O plano tecnológico da educação nas escolas do concelho de Celorico de Basto: a perspetiva dos professores

Data
2013-11-29
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Projetos de investigação
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Resumo
A sociedade da Informação encontra-se nas agendas políticas nacionais e internacionais, tendo repercussões ao nível da educação enquanto sistema aberto, nos aspetos organizativo, financeiro, material, metodológico e humano, colocando à escola novas exigências. O Plano Tecnológico da Educação (P.T.E.), integrado na Estratégia de Lisboa e no Programa Educação e Formação 2010, com o objetivo estratégico, consagrado pela Resolução 137/2007, tem o auspicioso objetivo de colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados em matéria de modernização tecnológica das escolas portuguesas, promovendo a integração e a utilização generalizada das T.I.C. nos processos de ensino e de aprendizagem. No âmbito da presente dissertação elaborou-se um estudo, de natureza maioritariamente quantitativa, sobre o impacto do P.T.E. num agrupamento de escolas da zona norte, procurando conhecer de que forma as medidas, previstas no Plano, estão a ser implementadas, nomeadamente no que concerne à disponibilização, funcionamento, funcionalidade e utilização de meios, serviços e formação T.I.C. Centrou-se o estudo nos professores, por se encontraram numa posição central, uma vez que são os derradeiros executores das políticas educativas, assumindo-se como os principais dinamizadores da integração das T.I.C. no espaço escolar a que pertencem, e no coordenador da equipa P.T.E. do agrupamento, devido ao seu papel de promover a utilização das T.I.C., rentabilizando os meios informáticos disponíveis e generalizando a sua utilização por todos os elementos da comunidade educativa. O estudo, operacionalizado através de questões de investigação, está orientado em torno dos seguintes objetivos específicos: conhecer a opinião e o grau de conhecimento dos professores sobre o P.T.E; descrever a disponibilidade e o funcionamento de meios/serviços informáticos nas escolas; investigar a integração/utilização das T.I.C. nas escolas desse Concelho e, por inerência, a funcionalidade dos projetos aplicados pelo referido plano na realidade estudada; e identificar o nível de formação em que se encontram os professores.
The Information Society is in the national and international political agendas, having an impact on education as an open system, on the organizational, financial, material, methodological and human aspects, placing new demands to the school. The Technological Plan for Education (PTE), integrated in the Lisbon Strategy and in the Education and Training Program 2010, with the strategic objective, established by Resolution 137/2007, has the auspicious goal of placing Portugal among the five European countries more advanced in terms of technological modernization of Portuguese schools, promoting integration and widespread use of ICT in the teaching and learning. As part of this dissertation was conducted a study, mostly quantitative in nature, on the impact of PTE in a cluster of schools in the north, seeking to know how the measures contained in the plan are being implemented, particularly with regard to the provision, operation, functionality and use of resources, services and ICT training. The study focused on teachers, met in a central position, since they are the ultimate implementers of educational policies, taking as the main drivers of the integration of ICT in the school to which they belong and the team coordinator PTE grouping, due to its role of promoting the use of ICT, maximizing computer facilities available and generalizing the use of all elements of the educational community. The study, operationalized through questions of research, is oriented around the following specific objectives: to know the opinion and the degree of teachers' knowledge about the PTE; describe the availability and functioning of media / information services in schools to investigate the integration / use ICT County schools and that, inherently, the functionality of the projects implemented by the plan actually studied, and to identify the level of training in which they are teach.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Comunicação e Tecnologias Educativas
Palavras-chave
Educação , Tecnologias da informação e comunicação , Professores , Escolas , Concelho de Celorico de Basto (Braga, Portugal)
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