Relatório da prática de ensino supervisionada: realizado na Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este documento pretende refletir de uma forma resumida e concreta a experiência vivida pelo estagiário no domínio da intervenção e exercício da atividade docente. O objetivo deste é evidenciar as dificuldades e êxitos encontrados ao longo do processo de ensino aprendizagem e procurar analisar e refletir sobre todas as atividades relacionadas com a docência e o ano de estágio. A Prática de Ensino Supervisionada consiste no momento final de um longo percurso e é neste que se coloca em prática todos os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo do nosso percurso académico. Durante o estágio foi evidenciado que o processo de ensino aprendizagem apresentou alguns desafios, como a adaptação à escola e aos alunos, bem como dos conteúdos propostos às suas capacidades motoras. Durante este processo foi comprovado que é importante estabelecer uma comunicação afetiva com a comunidade escolar e desenvolver atividades que possam envolver a mesma. Neste relatório vai constar um enquadramento de todo o processo enquanto docente, todos os aspetos essenciais deste processo de ensino-aprendizagem, sendo elas as tarefas elaboradas durante o ano de estágio, que foram fundamentais para o processo de lecionação de aulas e as atividades desenvolvidas ao longo deste percurso.
This document intends to reflect in a summarized and concrete way the experience lived by the trainee in the field of intervention and exercise of teaching activity. The objective of this is to highlight the difficulties and successes found throughout the teaching-learning process and seek to analyze and reflect on all activities related to teaching and the year of internship. The Supervised Teaching Practice is the final moment of a long journey, and it is in this that all the theoretical and practical knowledge acquired throughout our academic path is put into practice. During the internship it was evidenced that the teaching-learning process presented some challenges, such as the adaptation to school and students, as well as the contents proposed to their motor skills. During this process it was proven that it is important to establish an affective communication with the school community and develop activities that may involve it. This report will contain a framework of the entire process as a teacher, all the essential aspects of this teaching-learning process, being them, the tasks elaborated during the internship year, which were fundamental to the process of teaching classes and the activities developed along this path.
Descrição
Palavras-chave
Escola , Prática de Ensino Supervisionada
Citação