O Desporto Escolar como Medida de Combate ao Insucesso e Abandono Escolar

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O insucesso escolar é um tema que está na ordem do dia da nossa sociedade. Mas apesar do seu uso comum, só recentemente entrou no vocabulário corrente. Em Portugal o insucesso escolar é definido segundo Silva (2004) como a incapacidade que o aluno revela em atingir os objectivos globais definidos para cada ciclo de estudos utilizando-se como indicadores de insucesso as taxas de retenção, de abandonos e de insucesso nos exames. Este estudo tem como objectivo perceber de que forma o desporto escolar pode ser importante para a prevenção do abandono e do insucesso escolar, na perspectiva dos alunos, e entender de que maneira pode ser um meio de captar o seu interesse pela escola. A amostra deste estudo é constituida por 67 alunos, dos quais 43 são do sexo feminino e 24 do sexo masculino, que frequentam o desporto escolar. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário, em que os resultados obtidos demonstram que a maioria das representações são positivas, tanto na globalidade dos 67 alunos com 63% das respostas positivas, como na amostra dos 18 alunos que já repetiram de ano com 81% das respostas positivas, podemos verificar assim, que os resultados obtidos vieram realçar a importância do desporto escolar como uma medida de sucesso escolar.
The scholar failure is a nowadays issue of our society. Despite common use, only recently became part of current conversation. In Portugal, the scholar failure is defined, according to Silva (2004), as the inability of the student to achieve the goals, set each year, for each level of study, using as reference unsuccessful learning, abandonment and unsuccessful exam rates. The object of this survey is to understand, from the student’s point of view, how sports can capture their interest in school and prevent abandonment and failure. The sample of the survey is made up of 67 students from school sports activities, 43 of which are female and 24 male. All the information for the survey was collected from a questionnaire which shows that most of the representations are positive, not only for the global 67 students with 63 % of positive answers, but also for the 18 students that have to repeat the year with 81% of positive answers, too. As for that we can see that all the results received show the big importance of sports at schools to achieve overall success.
Descrição
Dissertação de Mestrado em ensino da Educação Física nos ensinos básico e secundário
Palavras-chave
Citação