Relatório sobre a Atividade Profissional

Data
2017-04-10
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este Relatório Final do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresenta não só uma descrição do trabalho que desenvolvi enquanto professora de Educação Física, como também uma análise sobre o mesmo. Constitui-se, portanto, como uma reflexão crítica da minha atividade profissional, em que o procedimento da análise da prática relaciona-se sempre com o contexto comunitário, escolar, disciplinar e académico. Esta reflexão é também elaborada de acordo com as dimensões do processo de avaliação docente do Ensino Particular e Cooperativo, designadamente: Domínio A – Competências para lecionar; Domínio B – Competências profissionais e de conduta; Domínio C – Competências sociais e de relacionamento e Domínio D – Competências de gestão, revelando as minhas expetativas, dificuldades, vitórias e experiências vividas, durante o meu processo de avaliação, procurando demonstrar de que forma o mesmo me persuadiu e tornou a profissional que sou hoje. Cada dimensão engloba uma série de domínios específicos que são abordados com o objetivo de conhecer e sistematizar melhor o meu desempenho na escola e na comunidade. Por último, apresento os anexos, como evidências sobre a minha atividade e o trabalho desenvolvido. No final, pretende-se que este documento sirva de referência para uma melhoria da minha prática profissional, evidenciando os aspetos positivos e aqueles a melhorar ou corrigir em cada uma das dimensões supracitadas.
This Final Report for the Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education provides not only a description of the work I have as a physical education teacher, but also an analysis on it. It can be regarded, therefore, as a critical reflection of my professional activity, in which the procedure of practice analysis is always related to these contexts: community, school, physical education and academic work. This reflection is presented according to the dimensions of the Teachers' Assessment Process in Private Education, specifically: Domain A - Skills to Teach; Domain B - Professional Skills and Behaviour; Domain C - Social Skills and Relationship and Domain D - Management Skills, in which my expectations, difficulties, victories and experiences during this evaluation process are shown. I would like also to demonstrate how it has influenced and contributed to turn me into the professional that I am today. Each dimension has a number of domains to achieve a better understanding and systematization of my performance at the school and in the community. Finally, the attachments that are a clear evidence of all my work. To conclude it is intended that this document serves as a reference to the improvement of my professional practice, highlighting the positive aspects and those to improve or correct in each of the above dimensions.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Ensino , Professores , Alunos , Desenvolvimento profissional
Citação