O contributo da natação em alunos com necessidades educativas especiais

Data
2016-04-12
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Resumo
O presente relatório de atividade profissional pretende evidenciar o trabalho como docente de Educação Especial, desenvolvido ao longo do ano letivo 2004/2005, com um grupo de 5 alunos com necessidades educativas especiais integrados em turmas de 6.º, 8.º e 9º anos de escolaridade. Os alunos, com idades compreendidas entre os 12 e 16 anos, apresentavam problemáticas de Deficiência Intelectual ligeira (quatro alunos) e de Deficiência Intelectual moderada (uma aluna) que se manifestavam, entre outras, por dificuldades ao nível da interação social e comportamento adaptativo, bem como por dificuldades motoras globais. O trabalho de educação física desenvolvido constou de sessões semanais de noventa minutos, de iniciação à natação, ao longo do ano letivo. Os resultados foram muito positivos, quer ao nível do desenvolvimento motor, quer ao nível da socialização e comportamentos adaptativos, levando a inferir da importância deste tipo de práticas com alunos portadores desta e, por certo, de outras necessidades educativas especiais. Para evidenciar o trabalho desenvolvido e os seus progressos, são apresentados planos de aula exemplificativos, extratos dos relatórios dos alunos, entre outras evidências.
This report aims to highlight the work as a Special Education teacher, developed throughout the school year 2004/2005 with a group of 5 special needs students integrated in 6th, 8th and 9th grade classes. The students, aged between 12 and 16 years, showed mild Intellectual Disability (four students) and moderate Intellectual Disability (one student).They demonstrated, among others, difficulty in social interaction and adaptive behaviour, as well as global mobility disability. The work implemented in the physical education classes consisted of weekly ninety minutes sessions of basic swimming, throughout the school year. The results were very positive, both in terms of motor development and of socialization and adaptive behaviour, leading to infer the importance of such practices with students with this, and most likely, other special educational needs. To make clear the work accomplished and its progress, exemplifying lesson plans, extracts from students’ reports, among other evidence are presented.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Natação , Desporto escolar , Necessidades educativas especiais , Deficiência intelectual
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