O Serviço Social com famílias, crianças e jovens: o papel do Assistente Social e as suas práticas profissionais em contexto de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental

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Resumo
A temática abordada no presente relatório diz respeito à intervenção do Serviço Social com Famílias, Crianças e Jovens, e ao papel do Assistente Social e práticas profissionais do Assistente Social em contexto de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental. A proposta de intervenção no âmbito do estágio curricular centra-se numa intervenção de lógica preventiva e sensibilizadora, tendo como finalidade promover a Parentalidade Positiva. O estágio curricular passa primeiramente por um período de observação, aprofundamento das dinâmicas institucionais e adaptação institucional. Posteriormente, o estágio passa por conhecer as famílias, a sua história de vida, as suas características, o seu funcionamento e as suas problemáticas quotidianas. Num segundo momento, após presença no terreno e identificados quais os eixos de intervenção, passa por efetuar uma pesquisa de forma a reunir informação e conhecimento para poder construir um instrumento de trabalho. Num terceiro momento, passa por apresentar esse mesmo instrumento às famílias. As atividades foram desenvolvidas com base na experiência de terreno e no diagnóstico da realidade social das famílias, numa lógica preventiva e sensibilizadora, pretendendo ser um agente de prevenção e informação, adaptando assim a intervenção e os instrumentos de trabalho de acordo com a metodologia seguida na própria instituição, e com isto foi possível reter o máximo de conhecimento e de experiência A metodologia utilizada foi a metodologia investigação ação. Para a produção de informação recorreu-se à observação participante das rotinas e da ação das profissionais do CAFAP. Na recolha de informação foram utilizadas a grelha de observação, o diário de campo, a recolha e análise bibliográfica, e a recolha e análise documental.
The theme addressed in this report concerns the intervention of Social Work with Families, Children and Youth, and the role of the Social Worker and social worker's professional practices in the context of a Family Support center and Parental Counseling. The proposal for intervention in the curricular internship focuses on an intervention of preventive and sensitizing logic, with the purpose of promoting Positive Parenthood. The curricular internship goes through a period of observation, deepening of institutional dynamics and institutional adaptation. Later, the internship involves knowing the families, their life story, their characteristics, the way they function and their daily problems. In a second moment, after being on the ground and identifying which axes of intervention it involves conducting a research, in order to gather information and knowledge, and in order to be able to build a working instrument. In a third moment it is to present this instrument to the families. The activities were developed based on the experience of the terrain and the diagnosis of the social reality of the families, in a preventive and sensitizing logic intending to be an agent of prevention and information, thus adapting the intervention and the instruments of work according to the methodology followed in the institution itself, and with this it was possible to retain as much knowledge and experience The methodology used was the methodology investigation action. For the production of information, participant observation of the routines and action of CAFAP professionals were used. In the collection of information were used the observation grid, the field diary, the collection and analysis of literature, and the collection and documentary analysis.
Descrição
Relatório para a obtenção do Grau Mestre em Serviço Social
Palavras-chave
Serviço Social , Papel do Assistente Social
Citação