A utilização das linguagens de programação no contexto do ensino secundário profissionalizante: um Relatório de Atividade Profissional

Data
2016
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O relatório de que se dá conta, aqui, é um documento essencialmente reflexivo, relativamente à prática profissional, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Informática. A sua estrutura obedece a regras ensinadas e adquiridas e a algumas retiradas da bibliografia pesquisada. A pesquisa dos fundamentos teóricos é o objeto da primeira parte do relatório, contemplando as orientações curriculares, para o ensino de Informática, no contexto educativo, que se enquadra nos objetivos de política educativa. Realça-se que, apesar do modelo escolar ser anterior ao século XVIII, desenvolveu-se mais, a partir de então, e que, dadas as inúmeras alterações, ainda tem imensas dificuldades em adaptar-se à nova realidade. O reconhecimento da existência de uma forte relação, entre o desenvolvimento das tecnologias, e o acesso ao conhecimento, muito mais organizado, por parte das crianças e dos jovens, permite-lhes desenvolver uma capacidade mental diferente da das gerações anteriores. A abordagem à linguagem de programação Scratch foi uma das medidas adotadas, para aprimorar os conhecimentos do aluno, sobre programação, levando-o a entender conceitos básicos de forma criativa. Como conclusões principais sobressaem não só a necessidade de uma atualização constante da escola, enquanto instituição, mas, particularmente, do profissional de educação, no domínio dos conteúdos e do conhecimento; e também o contributo, incontornável e decisivo, das tecnologias, para a qualidade do ensino e do concomitante ato de aprendizagem. Por isso, a formação contínua dos docentes assume caráter basilar, na construção de novas competências e habilidades impostas para este profissional. Nesse sentido, é apresentada uma breve reflexão conclusiva da elaboração do presente relatório, onde se procura fazer uma súmula das experiências vividas e da motivação para continuar. Essas experiências resultam do trabalho com jovens de um Agrupamento de Escolas que, maioritariamente, escolheram a via do ensino profissionalizante, para concluírem o Ensino Secundário.
The report that you see here is a document essentially reflective, regarding professional practice, with a view to obtaining the master's degree in computer Education. Its structure follows the rules taught and acquired, and some removed from the bibliography. The research of the theoretical foundations is the object of the first part of the report, including the curriculum guidelines for teaching computer science, in the context of education that fits in the objectives of educational policy. Stresses that, despite the school being model prior to the 18TH century, more developed, from then on, and that, given the numerous changes, still has a lot of difficulties in adjusting to the new reality. The recognition of the existence of a strong relationship between the development of technologies, and access to knowledge, more organized, on the part of children and young people, allows them to develop a mental capacity different from that of previous generations. The approach to the Scratch programming language was one of the measures adopted to improve the student's knowledge, about programming, leading him to understand basic concepts in a creative way. As main conclusions stand out not only the need for a constant updating of the school as an institution, but, particularly, education professionals, in the field of content and knowledge; and also the essential and decisive, contribution, of technologies, for the quality of teaching and the concomitant learning Act. Therefore, the continuous training of teachers assumes basic character, building new competencies and skills to this imposed professional. In this sense, it is presented a brief concluding reflection of the drafting of this report, where it seeks to do a summary of the experiences and the motivation to continue. These experiences are the result of working with young people from a group of schools that, mostly, have chosen the path of vocational education, to complete his secondary education.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Informática
Palavras-chave
Experiência profissional , Ensino profissional , Linguagem de programação
Citação