As alterações na capacidade motora, flexibilidade, após um programa de intervenção escolar em jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 21 anos

Data
2016-12-15
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Resumo
Este estudo investigou o efeito de um programa de exercícios na flexibilidade em contexto escolar de 38 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 21 anos, pertencentes a uma turma do 8º ano e a outra turma do 11º ano. Ambos os grupos foram submetidos a um programa de exercícios de flexibilidade (10 minutos) durante as aulas de Educação Física com duração de 10 semanas. O 8º ano com dois estímulos semanais e o 11º ano com apenas um. Foi avaliado o peso e a estatura e realizado o teste “sentar e alcançar” no início e após o término do programa. As diferenças entre pré e pós-teste em cada um dos grupos foram analisadas através do teste de Wilcoxon e as diferenças entre grupos através do teste de Kruskal Wallis, com o nível de significância de p <0.05. Concluiu-se que a flexibilidade diminui com o avançar da idade e são necessários pelo menos dois estímulos semanais para provocar um aumento significativo no desenvolvimento da flexibilidade. Desta forma,apenas se verificou um aumento significativo da capacidade de flexibilidade no 8º ano
This study investigated the result of a flexibility exercise schedule, in school context, of 38 students aged between 13 and 21, belonging to an 8th grade class and to an 11th grade class. Both groups were submitted to a flexibility exercise schedule (of 10 minutes) during the Physical Education classes for 10 weeks. The 8th grade class was given two weekly stimuli and the 11th grade class was given only one weekly stimuli. The weight and the height were properly calculated and the test “sit and reach” was executed in the beginning and in the end of the schedule. The differences between pre and after-test in each group were analyzed through the test of Wilcoxon and the differences between the groups were analyzed through the test Kruskal Wallis, with a level of significance of p<0.05. It was concluded that with the aging process it is necessary at least two weekly stimuli to promote a significant increase in the development of flexibility. Therefore, only the 8th grade class demonstrated a significant increase of the flexibility capacity.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Relatório de estágio , Atividades do estágio , Estudo científico
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