Efeito de três formas de conjugação de um exercício de força e um gesto técnico, baseado no Complex Training, em pré-puberes.

Data
2011
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Encontrar um método de treino eficaz que permita uma transferência da força adquirida para o gesto técnico (GT) tem sido o objetivo de vários pesquisadores. O Complex Training (CT) tem sido aquele em que se tem conseguido alguns resultados positivos. Contudo, a forma como aplica-lo nas diferentes faixas etárias, ainda é ambígua. O objetivo deste estudo foi analisar o efeito de 3 formas de conjugação do exercício meio Agachamento (AG) e o GT salto com contra movimento (CMJ), em pré-púberes. Vinte sujeitos (8,45  0,89anos, 33,81  6,64Kg, 136,67  5,95cm e 9,51  1,10Kg, idade, massa corporal, estatura e carga de 1RM, respetivamente) foram divididos em dois grupos (G1 e G2). A performance do CMJ foi avaliada inicialmente nos dois grupos e nas seguintes 3 combinações – AG com 4 minutos de descanso passivo e CMJ (AG4CMJ); AG e CMJ sem intervalo de descanso (AGCMJ); AG com 4 minutos de descanso ativo (passe de peito com bola de basquetebol) e CMJ (AG4ACCMJ). O G1 efetuou, anteriormente, quatro semanas de treino coordenativo do CMJ e ambos a aprendizagem da técnica de execução do AG. Foi efetuado uma análise inferencial através de uma Anova para medidas repetidas (2 grupos X 4 momentos). Os resultados apresentam diferenças significativas (F=8,866,p=0,000,=0,496), no G1, entre a altura do CMJ de Base e o AGCMJ (25,70  3,19 e 22,43  2,80; CMJ Base e AGCMJ, p=0,004, respetivamente). No G2 existem, igualmente, diferenças significativas (F=3,607,p=0,048,=0,286), observando-se uma diminuição da altura entre o CMJ de Base e o AG4ACCMJ (24,34  3,94 e 21,10  3,22; CMJ Base e AG4ACCMJ, p=0,041, respetivamente). Analisando as restantes intervenções, para um mesmo grupo, não são observadas quaisquer diferenças significativas, assim como entre grupos. Em conclusão, parece não existir alterações significativas com a utilização das 3 formas de conjugação, baseadas no CT, no CMJ. Contudo, a utilização da sequência AGCMJ no G1, e a sequência AG4ACMJ, no G2, parece influenciar negativamente a performance do CMJ.
To find the most efficient training method which allows transferring the acquired energy to the technical skill has been the main objective of several researchers. The Complex Training (CT) showed some positive results. Still, there´s some doubt on how to apply such training in different age groups. The aim of this study was to investigate the effect of 3 types of combining half squat (HS) with counter movement jump (CMJ) in pre-pubertal males. Twenty children aged 8,45±0,89years, were divided in two groups (G1 e G2). G1 performed a 4-week CMJ learning period but G2 did not. AG was performed prior the CMJ in three conditions: i) without recovery; ii) with 4min passive recovery and iii) with 4min active recovery. G1 previously performed a 4 week CMJ coordinative training and both learned the AG execution technique. An inferential analysis was made using the Anova for repetitive measures (2 groups X 4 moments). Results showed some significant differences within the G1 (F=8,866, p=0,000,=0,496), between the basis CMJ height and the AGCMJ (25,703,19 and 22,432,80; CMJ Basis and AGCMJ, p=0,004, respectively). There were, equally, some significant differences at the G2 (F=3,607,p=0,048,=0,286), where there was a decrease between the Basis CMJ height and the AG4ACCMJ (24,343,94 and 21,103,22; CMJ Basis and AG4ACCMJ, p=0,041, respectively). Analysing the remaining interventions, there weren’t any significant differences within the same group, just like in between groups. In conclusion, there aren’t any given or significant differences when using the 3 conjugation forms, based at the CT and CMJ. However, the sequence AGCMJ, in the G1 and the sequence AG4ACMJ, in the G2, influence negatively the performance in the CMJ.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Complex Training , Gestos Desportivos Explosivos , Salto com contramovimento
Citação