Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O relatório de estágio tem como principal objetivo apresentar e descrever as atividades desenvolvidas pelo docente durante o ano letivo e refletir sobre as aprendizagens que resultam dessa experiência. O estágio pedagógico constitui um momento crítico na formação dos professores. Carateriza-se por ser um período de algumas inseguranças e incertezas, em que o professor estagiário tem de adquirir rapidamente um certo equilíbrio pessoal e conhecimento profissional (Jardim e Onofre, 2009). Para uma melhor compreensão do relatório estruturei segundo os acontecimentos cronológicos. Apresento o contexto escolar onde estive inserido, nomeadamente, a Escola, o Departamento de Educação Física e aTurma que me foi atribuída, de forma a estar preparado para adequar as decisões pedagógicas a serem aplicadas ao longo do ano. De seguida, apresento o trabalho desenvolvido com a turma, sobretudo no planeamento anual, técnicas de intervenção pedagógica e variáveis de eficácia pedagógica para um melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dos alunos, sendo este um ponto muito importante para o desenvolvimento como professor. Um ponto fundamental foram as observações realizadas aos colegas de estágio como também a outros docentes da escola com uma maior experiência, sendo muito enriquecedora para a minha evolução como docente. Outro aspeto relevante no meu estágio, foi a minha intervenção junto da comunidade escolar, particularmente no desenvolvimento da formação dos professores através de uma ação de informação e, colaboração no desporto escolar e nas atividades organizadas pelo departamento de educação física. Por fim, apresento uma breve reflexão sobre as principais aprendizagens adquiridas e aspetos a melhorar futuramente como professor.
O relatório de estágio tem como principal objetivo apresentar e descrever as atividades desenvolvidas pelo docente durante o ano letivo e refletir sobre as aprendizagens que resultam dessa experiência. O estágio pedagógico constitui um momento crítico na formação dos professores. Carateriza-se por ser um período de algumas inseguranças e incertezas, em que o professor estagiário tem de adquirir rapidamente um certo equilíbrio pessoal e conhecimento profissional (Jardim e Onofre, 2009). Para uma melhor compreensão do relatório estruturei segundo os acontecimentos cronológicos. Apresento o contexto escolar onde estive inserido, nomeadamente, a Escola, o Departamento de Educação Física e aTurma que me foi atribuída, de forma a estar preparado para adequar as decisões pedagógicas a serem aplicadas ao longo do ano. De seguida, apresento o trabalho desenvolvido com a turma, sobretudo no planeamento anual, técnicas de intervenção pedagógica e variáveis de eficácia pedagógica para um melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dos alunos, sendo este um ponto muito importante para o desenvolvimento como professor. Um ponto fundamental foram as observações realizadas aos colegas de estágio como também a outros docentes da escola com uma maior experiência, sendo muito enriquecedora para a minha evolução como docente. Outro aspeto relevante no meu estágio, foi a minha intervenção junto da comunidade escolar, particularmente no desenvolvimento da formação dos professores através de uma ação de informação e, colaboração no desporto escolar e nas atividades organizadas pelo departamento de educação física. Por fim, apresento uma breve reflexão sobre as principais aprendizagens adquiridas e aspetos a melhorar futuramente como professor.
Descrição
Palavras-chave
Citação