Curso tecnológico de desporto: desafio e experiência educativa do trabalho desenvolvido

Data
2016-11-09
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A vida docente e a produção de seus saberes são um importante tema para compreendermos sua prática pedagógica e a qualidade do ensino. Os saberes docentes, em especial a experiência, tem-­se mostrado fundamental. O presente trabalho tem como tema central “Curso Tecnológico de Desporto: “Desafio e Experiência Educativa do Trabalho Desenvolvido”. Insere-­se numa linha de trabalho pedagógico e incidindo numa reflexão sobre a metodologia de ensino e aprendizagem adotada para a lecionação de aulas do Curso Tecnológico de Desporto, abrangendo diferentes disciplinas técnicas, de num mesmo nível de ensino, e uma carga horária teórica elevada (dezoito horas), com uma mesma turma. Fez-­se uma análise da Caracterização Geral do Curso em questão, e a análise da postura da professora para o ensino e aprendizagens significativas dos discentes do Curso, partindo de pesquisas de conceitos teóricos, de estudos e autores consultados e tratados num primeira fase do trabalho que foram, depois, ao encontro das ações desenvolvidas pela professora em sala de aula. Essas estratégias adotadas pretendiam criar, para além de uma boa prática pedagógica, um bom clima de aula e evitar situações de conflito e indisciplina. Face ao permanente contato que se iria estabelecer com estes alunos era importante manifestar algumas características de recetividade, cordialidade, alegria, organização e compreensão com os alunos. Em síntese, pretendeu-­se relatar uma experiência muito enriquecedora em relação ao processo de ensino-­aprendizagem, numa perspetiva de reflexão da prática da pedagógica, específica com a turma.
The lecturer life and knowledge assembly are crucial issues to understand the pedagogic practice and teaching quality. The teacher’s skills will have an important role in this process. The present study has as main theme “Curso Tecnológico de Desporto: “Desafio e Experiência Educativa do Trabalho Desenvolvido” (Technological Degree in Sports: Challenges and pedagogic expertise on the undergoing work). It is included on a line of pedagogic work, focusing on the teaching methodology and the lecturing used in line within the Technological degree for Sports, gathering interdisciplinarity within the same level or degree of teaching in a high number of presence hours (eighteen hours), using the same class/students group. For that, an analysis for characterizing the degree and the behavior of the teacher in terms of teaching and knowledge dissemination to the students was used with a starting point regarding theoretical concepts and literature review, followed by activities developed by the teacher in the classroom. These strategies will allow a good and accurate pedagogic practice, a good teaching environment, avoiding therefore conflicts with and within the students. Regarding the constant contact established with the students, it will be of major importance to express some characteristics of receptivity, warmth, joy, organization and understanding with students. In short, this study aimed at reporting a very enriching experience regarding teaching-­learning process, concerning a perspective of reflection practice of teaching, specific to the class.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Desporto , Curso tecnológico , Prática pedagógica , Aprendizagem
Citação