Um dia no jardim de infância: experiências matemáticas

Data
2016-12-14
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Projetos de investigação
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Resumo
No presente trabalho refletimos sobre a atividade desenvolvida durante o estágio do 2.º ciclo em Educação Pré-escolar. Optámos por nos focar nas práticas relativas ao domínio da matemática e num dia no jardim de infância. Por um lado, porque num jardim de infância há rotinas idênticas todos os dias e, por outro, porque os dados mostram que a matemática está presente nas salas de pré-escolar, ainda que por vezes não seja tão trabalhada pelos educadores como poderia ser. Neste sentido, desenhámos e implementámos um estudo de investigação cujo objetivo era saber como as situações que favorecem as experiências matemáticas são aproveitadas pelo educador, quer de forma intencional, quer de forma não intencional. Trata-se de um estudo de caso. A unidade de análise é a prática de uma educadora estagiária durante um dia numa sala de 23 crianças com 5 anos de idade. Foi escolhido um dia em que estava previsto trabalhar o domínio da matemática. Para a realização do estudo foi efetuada a gravação áudio, a observação participante, a recolha de produções das crianças e as planificações e outros registos das educadoras. Procedeu-se à elaboração da narração multimodal do dia no jardim de infância e à sua análise. Verificou-se que as tarefas planeadas foram jogos e fichas de trabalho escritas, bem como outras tarefas que fazem parte das rotinas do dia a dia no jardim de infância e que as primeiras foram exploradas pela educadora estagiária /investigadora, enquanto as segundas não foram trabalhadas tanto quanto poderiam ser. Relativamente às situações não planeadas umas foram exploradas e outras não.
In this essay the focus is set on the activity developed during the 2ndterm internship in Preschool education. Our main focus was the activities related with mathematics and on a day in a kindergarten class. On one hand, in a kindergarten class there are identical routines every day, and on the other hand, the data shows that mathematics is present in all classrooms of the preschool, even if, sometimes, it is not worked out as much as it should be by the educators. Having that in mind, we developed and implemented a research study aimed at discovering how the environments that favor mathematical experiences are used by the educators, as in an intentional way, as well as on an unintentional way. This was a case-study. We analyzed the day of an internship teacher during a day in a classroom of 23 children aged 5. The day chosen was a day scheduled to work the interaction of mathematics. In order to make this study there was an audio recording made, participant observation, gathering the children’s productions and also the educator’s lesson orientations and other materials. It was then followed with a multimodal narrative of a day in a kindergarten and its analysis. It was verified that the tasks planned were games and written work sheets, as well as some other tasks that are a part of the daily life in kindergarten classes, and the first tasks were explored by the educator, while the second ones were not worked as much as they should have been. Regarding the non-planned events, some were explored while others were not.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar
Palavras-chave
Matemática , Educação pré-escolar , Prática pedagógica
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