Influência das aulas de Educação Física na perceção da imagem corporal

Data
2016-11-18
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento surge com o objetivo de relatar a minha experiência enquanto professora estagiária durante este ano letivo, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento subdivide-se em duas partes. Na primeira serão apresentadas as várias dimensões que dizem respeito ao estágio pedagógico bem como todas as vivências, desde as dificuldades às novas aprendizagens. Assim, abordar-se-á a área do ensino e da aprendizagem e a área da participação do núcleo de estágio na escola. Por fim, a segunda parte enquadrará a área do estudo científico. Este estudo foi aplicado à turma onde ocorreu a lecionação das aulas. O mesmo é intitulado: “Influência das aulas de Educação Física na Perceção da Imagem Corporal. Fizeram parte do estudo 15 sujeitos, sendo 5 do sexo masculino e 10 do sexo feminino, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real. Para proceder a recolha de dados foi utilizado um questionário dividido em duas partes, a primeira diz respeito a perceção da imagem corporal e foi avaliada a partir da escala de sete silhuetas de Stunkard, et al., posteriormente, para determinar a preocupação com a imagem corporal foi aplicado um questionário (Body Shape Questionnaire - BSQ) de Cooper et al. Os resultados indicaram que, relativamente às questões associadas à imagem corporal, a amostra revelou-se preocupada com o seu corpo, no entanto, em relação às questões relacionadas com a Educação Física, verificou-se que nenhuma delas revelou dados estatisticamente significativos, o que indica que a prática das aulas de Educação Física não influencia a escolha ou preocupação dos alunos com a imagem corporal. Pretende-se com este relatório de estágio refletir sobre todo o trabalho desenvolvido desde a primeira até a última reunião na escola sob a Orientação da Professora Maria Carrilho. Foram muitas as experiências vividas, foram muitos os obstáculos vencidos, foram muitos os desafios superados. Todo este trabalho, agora concluído, é um retrato de todos os acontecimentos que fizeram de mim uma melhor Profissional, enquanto futura Professora e até mesmo enquanto pessoa.
The following document aims to report my experience as an intern teacher during this school year, destined to the Pedagogic Internship, included within the 2nd cicle in Physical Education Teaching at Basic and Secundary Level at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. The present document is subdivided in two parts. In the first will be presented the various dimensions regarding the pedagogic internship, as well as all the experiences lived, from the difficulties to the new learnings. Thereby, will be addressed the teaching and learning area and the participation of the internship nucleus at school. At last, the second part will frame the scientific study area. This study was applied to the class to whom I lectured. It is entitled: “The Physical Education classes’ influence at the body image perception”. 15 subjects made part of the study, being 5 from the male gender and 10 from de feminine gender, from the Camilo Castelo Branco High School, in Vila Real. To proceed to the data collection was used a questionnaire divided in two parts, the first regarding body image perception and evaluated with the Seven Silhouettes Scale of Stunkard et al., after, to assess the concern with the body image was applied a questionnaire (Body Shape Questionnaire – BSQ) from Cooper et al. The results showed that, regarding the questions associated to the body image, the sample revealed itself worried with its body, however, toward the questions related with Physical Education, was verified that none of them presented statistically significant data, which indicates that the practice of Physical Education classes does not influence the student’s choice or concern with body’s image. With this internship report, it is intended to reflect on all the work developed since the first to the last meeting at school under teacher’s Maria Carrilho guidance. There were many experiences lived, many overridden obstacles, many overcame challenges. All this work, now finished, is a portrait of all the events that made me a better Professional, as a future Teacher and even as a person.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Estágios pedagógicos , Adolescência , Imagem corporal
Citação