E-learning na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Data
2016-10-18
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho de projeto tem por objeto de estudo a integração de uma plataforma em sistema de e-learning na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), por forma a possibilitar uma nova abordagem de ensino-aprendizagem e trazer, por consequência, mais vantagens e potencialidades para o ensino à distância. Pretende-se, assim, explorar as potencialidades do ensino à distância como um complemento ao ensino presencial, dirigido aos estudantes que, por diversas razões, não podem integrar o ensino regular, mas também àqueles que o integram. Para o desenvolvimento deste projeto recorreu-se a uma metodologia de base exploratória, descritiva e analítica, das necessidades e dos recursos que a Universidade dispõe para a implementação de uma plataforma para a prática do ensino à distância. Foi fundamental, numa primeira fase, identificar e compreender os obstáculos à sua execução, aferir o interesse de alunos e dos professores na sua utilização. Posteriormente, foram estudadas várias plataformas, das inúmeras existentes (comerciais e open source), no sentido de verificar qual aquela que melhor enquadrava nas necessidades da instituição. A análise realizada suportou o estudo de requisitos que se seguiu e a implementação da plataforma que melhor serviria à UTAD.
This project has as object of study the integration of a platform in e-learning system at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), to provide a new approach to teaching-learning and bring, therefore, more advantages and potential for distance learning. It is intended, therefore, to explore the potential of distance learning as a complement to education in person, directed to students who, for various reasons, cannot integrate the regular education, but also those who integrate. For the development of this project was a basic methodology exploratory, descriptive and analytical, of needs and resources that the University has to implement a platform for distance learning. It was essential, as a first step, identify and understand the obstacles to its implementation, measure the interest of students and teachers in their use. Later, studied multiple platforms, the numerous commercial and open source existing, in order to check the one that best fit the needs of the institution. The analysis undertaken supported the ensuing requirements study and implementation of the platform that best serve to UTAD.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Comunicação e Multimédia
Palavras-chave
Ensino à distância , Aprendizagem , Formação , Universidades , E-learning , B-learning
Citação