Aspectos geológicos da região de canelas (arouca) avaliados numa perspectiva didáctico-patrimonial

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2010
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Resumo
No capítulo introdutório faz-se referência à temática tratada na tese, à metodologia de trabalho desenvolvida e aos objectivos que se pretendem alcançar. No segundo capítulo é feito o enquadramento geográfico e a caracterização do clima, solos e vegetação do local estudado. Segue-se o contexto geológico geral com actualização da nomenclatura e para cada unidade litostratigráfica é feita uma breve descrição das rochas presentes. Continua com o enquadramento paleogeográfico e tectónico com exposição dos principais episódios que afectaram as rochas da região de Canelas. No capítulo 3 procede-se à descrição detalhada das unidades litológicas encontradas na zona que esta tese abrange. Foi realizado trabalho de campo, tendo por base a carta geológica e respectiva notícia explicativa da área entre outra bibliografia consultada, no qual foram recolhidas amostras das diferentes rochas, resultando na elaboração de uma carta geológica de pormenor (à escala 1:10000). Faz-se referência às principais estruturas geológicas que afectam as rochas e a descrição petrográfica das amostras recolhidas e das lâminas delgadas realizadas. Como resultado de todo o trabalho de campo e, tendo em consideração a possível articulação com os conteúdos programáticos das Geociências e os aspectos a observar, seleccionaram-se 11 sítios geológicos que têm potencial interesse a vários níveis: científico, paleontológico, histórico, didáctico e patrimonial. Para as diversas paragens foram descritos pontos de interesse que permitem diferentes abordagens de cada local, adequadas ao nível etário ou de ensino dos alunos. Neste quarto capítulo também são referidos aspectos relativos ao Património Geológico com ênfase para os locais da região de Canelas que o podem integrar. Ao longo do capítulo 5 é tratado o tema das saídas de campo como estratégia de ensino/aprendizagem. Procede-se ao enquadramento teórico das saídas de campo, com recolha e análise bibliográfica da especialidade. Foi escolhido o modelo proposto por Nir Orion e deixa-se o exemplo de uma saída de campo que foi realizada com alunos de Ciências Naturais do 7º ano de escolaridade na freguesia de Canelas. De acordo com o modelo escolhido foram desenvolvidas unidade preparatória (pré-viagem), saída e unidade pós-viagem (de síntese). Seguidamente (capítulo 6), foi feita a análise da saída como veículo de conhecimentos, procedimentos e atitudes. Para proceder à avaliação do trabalho realizado com os alunos analisaram-se os materiais preenchidos: ficha de avaliação formativa e guia de campo. O sétimo e último capítulo é dedicado às considerações finais, fruto de alguma ponderação e reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido e sua futura aplicabilidade.
The introduction chapter refers to the research topic the thesis handled, the adopted methodology and the aims meant to be achieved. In the second chapter the geographical setting is drawn along with the characterization of the climate, the soils and the vegetation of the studied area. The general geological background with updated nomenclature follows and for each lithographic unit there’s a brief description of the rocks found. The paleogeographic and tectonic setting with exhibition of the episodes which mostly affected the rocks of the area surrounding Canelas is then introduced. In the third chapter the lithological unities found in the area this thesis works upon are described in detail. Based on a geological map and corresponding explanatory news of the area among other used bibliography, research field was carried out and samples of the different rocks were collected, giving origin to the draft of a geological map in detail (scale 1:10000). There’s reference to the main geological structures which affect rocks, to the petrographic description of the collected samples and to the thin blades gathered. As a result of all the field work carried out, taking into account the possible connection with Geoscience syllabus and the points to be noticed, eleven geological sites were selected with potential interest at various levels: scientific, paleontology, historical, educational and patrimonial. For the many stops, several interesting points were described allowing different approaches of each place, appropriate to the students’ age or level. In the fourth chapter there’s reference to features related to the Geological Patrimony focused on spots around Canelas which may include it. Throughout the fifth chapter the topic of the field trips is explored as a strategy of the teaching/ learning process. The theoretical framework of the field trips is traced upon specific bibliographic gathering and review. The chosen model was the one suggested by Nir Orion and the example given is the field trip promoted for 7th grade Science students at Canelas. A preparatory unit, field trip and summary unit were organized according to the chosen model. Afterwards (chapter 6), the trip seen as a source of knowledge, procedure and attitudes was analyzed. In order to evaluate the activity developed with students both the formative evaluation paper and the field guide answered by them were tested. At last, chapter 7, deals with final remarks, resulting from attention and reflection on all the work done and its future applicability.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Biologia e Geologia
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