Relatório da prática de ensino supervisionada: Escola Secundária de Felgueiras

Data
2023-12-07
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente Relatório de Estágio foi redigido tendo como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, efetuado na Escola Secundária e Felgueiras, no ano letivo 2022/2023. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa, tendo o propósito de permitir ao estagiário inserir-se no contexto profissional e assim adquirir experiência, aprender muitas vezes com o erro e conhecer a verdadeira realidade daquilo que é a escola e o ensino. Neste relatório, são narradas um conjunto de experiências decorrentes ao longo do presente ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, serão apresentadas aquelas que foram as dificuldades, dúvidas e angústias sentidas, mas também recursos, estratégias, e soluções utilizadas no decorrer do mesmo. Deste modo, este relatório assenta sobre quatro áreas de intervenção, sendo elas: a caracterização dos recursos e das turmas 12.º C, 12.º F e 7.º D; a apresentação e descrição das tarefas de ensino supervisionado; o relato das tarefas desenvolvidas no meio escolar; e, por último, uma reflexão crítica de todo o processo. Para a consolidação do nosso desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo a influência do exercício físico no resultado escolar dos alunos no ensino secundário. Participaram neste estudo n=46 alunos, onde respondendo ao questionário BQHPA e ao questionário QOMEF foi possível recolher os dados habituais de atividade física da amostra. Neste estudo foi possível observarmos que não houve diferenças significativas na média escolar entre quem pratica exercício físico e quem não pratica. Relativamente à motivação, os resultados indicaram não haver diferenças significativas entre os alunos praticantes e não praticantes de exercício físico. No entanto, foi possível observar que ambos os grupos estavam orientados para a tarefa.
This Internship Report was written with the aim of obtaining a Master's degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education, from the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, carried out at Escola Secundária e Felgueiras, in the academic year 2022 /2023. The Pedagogical Internship is thus considered the end of a stage, with the purpose of allowing the intern to insert himself in the professional context and thus gain experience, often learn from mistakes and get to know the true reality of what school and teaching are. In this report, a set of experiences arising throughout the current school year as a trainee Physical Education teacher are narrated. Through a critical and conscious process, the difficulties, doubts and anxieties experienced will be presented, as well as resources, strategies and solutions used during the process. Thus, this report is based on four areas of intervention, namely: characterization of resources and classes 12th C, 12th F and 7th D; the presentation and description of supervised teaching tasks; the report of the tasks developed in the school environment; and, finally, a critical reflection of the entire process. For the consolidation of our academic development, this report also includes a study of the influence of physical exercise on the academic results of students in secondary education. n=46 students participated in this study, where by answering the BQHPA questionnaire and the QOMEF questionnaire it was possible to collect the usual data of physical activity in the sample. In this study, it was possible to observe that there are no significant differences in the school average ratio between those who practice physical exercise and those who do not. With regard to motivation, the results indicated that there are no significant differences between students who practice and do not practice physical exercise. However, it was possible to observe that both groups are task-oriented.
Descrição
Palavras-chave
Estágio Pedagógico , Prática de Ensino Supervisionada
Citação