Relatório de Atividade Profissional: O Treino para a Funcionalidade

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A docência reveste-se cada vez mais de uma grande complexidade e importância. Os desafios e exigências que são colocados aos professores no desenvolvimento da sua atividade levam à obrigatoriedade de uma reflexão permanente, assente na sua prática que envolve todo o processo ensino- aprendizagem. Reconhecendo a importância dessa reflexão constante, é apresentado na primeira parte deste documento, um relatório das experiências vividas pelo autor na lecionação da disciplina de Educação Física em diferentes escolas, contextos e ambientes escolares. As inúmeras necessidades que a maior parte dos alunos demonstram a nível físico está relacionado com um estilo de vida cada vez mais sedentário da nossa sociedade. Este facto, com o culminar de uma clara falta de atividade física na nossa população, nomeadamente na população infantojuvenil em idade escolar, reveste a escola e a disciplina de Educação Física de uma importância fulcral para inverter esta tendência atual. É então importante dotar a escola e, nomeadamente a disciplina de Educação Física, de todos os meios e instrumentos que consigam cativar e motivar os alunos para uma prática cada vez mais regular, mais consciente e eficaz. Neste sentido, é apresentado na segunda parte deste documento um estudo que pretende aferir de que forma a inclusão de novas práticas nas aulas de Educação Física, através da aplicação de um Programa de Treino de Força Funcional, pode contribuir e auxiliar na melhoria da aptidão física dos alunos. Foi também propósito do estudo apresentado, perceber de que forma a Educação Física e, concretamente a melhoria da aptidão física, influencia o rendimento escolar dos alunos.
Teaching is increasingly complex and importante. The challenges and demands that are placed on teachers in the development of their activity lead to the obligation of permanente reflection, based on their practice that envolves the entire teaching-learning process. Recognizing the importance of this constant reflection a report of the author’s experiences in teaching the subject of Physical Education in diferente schools, contexts and school environments is presented in the first part of this document. The countless needs that most students demonstrate at physical level is related to an increasingly sedentary lifestyle in our society. This fact, with the culmination of a clear lack of physical activity in our population, namely in the school-age children’s population, makes the school and the Physical Education subject of crucial importance in reversing this current trend. It is therefore important to provide the school and, in particular, the Physical Education subject with all the means and instruments that are able to captivate and motivate students towards an increasingly regular, more conscious and effective practice. In this sense a study is presented in the second part of this document which aims to assess how the inclusion of new practices in Physical Education classes through the application of a Functional Strength Training program can contribute and help the improvement of students’ physical fitness. It was also the prupose of the presented study to understand how the Physical Education and specifically the improvement of the physical fitness influences students’ school performance.
Descrição
Este Relatório de Intervenção Profissional surge no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, através das recomendações do Conselho de Reitores da Universidade Portuguesa (CRUP), realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Palavras-chave
Docência , Ensino-aprendizagem
Citação