Análise dos constrangimentos na qualidade da construção: contributo para melhoria do pós-venda numa empresa

Data
2015-04-23
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Projetos de investigação
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Resumo
A construção de edifícios comporta, provavelmente, um dos conjuntos mais complexos de tarefas dentre as actividades de produção existentes. O produto que lhe é associado é também caracterizado por propriedades que lhe são únicas, acrescentando complicações à compatibilização das actividades de projecto, planeamento, execução e utilização/manutenção, por constante alteração dos métodos de trabalho. Os intervenientes desta indústria têm procurado algumas formas de garantir a qualidade da construção dos edifícios, como forma de rentabilizar o produto e de modo a alcançar um consumidor cada vez mais informado, consciente e exigente. Os custos de não-qualidade e de pós-venda nas empresas de engenharia e construção civil consomem uma parte considerável de todo o esforço para obter uma reduzida margem de lucro nas empreitadas. Tendo em conta a conjuntura internacional que afectou drasticamente este sector em Portugal e na Europa é necessário reflectir, estudar e aplicar no seio das organizações, métodos e processos eficientes para reduzir os desperdícios, tornando as empresas mais competitivas nos mercados onde operam. As alterações da legislação actual exige períodos de garantia mais dilatados que comprometem a responsabilização do empreiteiro independente das condições de utilização e manutenção dos empreendimentos após recepção provisória, exigindo assim os mais elevados requisitos de durabilidade a todos os processos e elementos da construção. Procurando estudar as principais causas das patologias registadas no departamento de pós-venda, compreendendo cada uma das diferentes fases do ciclo de vida de um empreendimento, e com o intuito de desenvolvimento de procedimentos que possam prevenir e reduzir os custos de não-qualidade e de pós-venda são os principais motivos do desenvolvimento desta dissertação. A ausência de trabalhos aplicados à realidade empresarial publicados sobre esta matéria em Portugal evidencia a necessidade do desenvolvimento deste trabalho, que pretende realizar uma abordagem aplicada numa organização acerca desta matéria.
The construction of building probably has one of the most complex set of tasks within the existing production activities. The related product is also characterised by unique properties, which adds difficulties to the compatibility with other project activities, such as planning, execution, and use/maintenance through constant changes of work methods. The professionals of this industry have looked for other ways of guaranteeing the quality of construction of buildings, as a way to maximise the product and to reach a more and more informed, aware, and demanding client. The low quality and after sale costs in engineering and civil construction companies use a considerable part of all the effort to obtain a low profit margin at the end of the works. Taking into consideration the international economic situation that has drastically affected this sector in Portugal and in Europe, it is necessary to reflect, study, and apply methods and efficient processes to reduce waste to help companies become more competitive in the markets they operate in. The changes in the current laws require longer guarantee periods which prolongs the builder’s responsibility, not taking into consideration the conditions in which the building has been used and the level of maintenance after the provisional reception of the works. This results therefore in higher requirements of durability in all processes and elements of the construction. The main objectives of this study is to find out the main causes for the registered pathologies in the after sale department, understanding each different phase of the cycle of life of a construction, and with a view to develop procedures that may prevent and reduce the low quality and after sale costs. The absence of published studies on this area, applicable to the reality of the business in Portugal, clearly shows a need to carry out this work, which intends to have an approach which may be applied to an organisation around this matter.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil
Palavras-chave
Qualidade , Custos , Construção , Manutenção , Pós-venda
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