Território Douro Alliance: o comércio tradicional em contexto urbano

Data
2014-11-12
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Resumo
O comércio tradicional em contexto urbano é um tema cada vez mais importante devido aos graves problemas que o sector tem vindo a sofrer com a conjuntura em que o país se encontra. Por esta razão, só conhecendo a realidade local se podem definir estratégias de desenvolvimento adequadas, que dêm resposta aos problemas encontrados. Esta dissertação teve como objectivo principal perceber a gestão das dinâmicas territoriais, nesta área, nomeadamente no que se refere a factores de sucesso e sustentabilidade das empresas que estão no activo há pelo menos 15 anos. Como forma de cumprir com o objectivo primordial, esta investigação foi desenvolvida, primeiramente, através da inventariação do total de empresas ligadas ao comércio tradicional, facilitando a percepção espacial da distribuição das mesmas nas freguesias urbanas do Eixo Urbano do Douro – Vila Real, Peso da Régua e Lamego e, posteriormente, através da aplicação de um questionário a 30% das empresas que preenchiam o requisito acima indicado. O instrumento de recolha de dados foi dividido em duas partes. A primeira parte serviu para caracterizar o tipo de empresários inquiridos e a segunda para caracterizar, tanto as empresas alvo desta investigação, como as práticas de gestão utilizadas pelas mesmas. Na generalidade, os empresários inquiridos são do género masculino, têm idade superior a 45 anos e possuem, no máximo, o ensino básico. Quanto às empresas, verificou-se que grande parte não emprega mais que três funcionários; teve, em 2012 um volume de negócios não superiror a 150.000€; e a sua actividade diminuiu desde 2011. Tornou-se claro, ainda, que se encontram num nível atrasado de utilização de novas tecnologias; não valorizam créditos bancários, utilizando fundos próprios para a abertura e desenvolvimento das empresas; apostam na qualidade e minimizam custos para combater a competitividade; adaptam os produtos/serviços face às alterações da procura, cumprindo factores de inovação; e, por último, adoptam uma estratégia de marketing relacional, mantendo uma relação individualizada com cada um dos clientes e diferenciando os produtos/serviços entre grupos de clientes, tendo sempre como principal objectivo a fidelização dos mesmos.
Traditional commerce in urban context is an increasingly important issue due to the serious problems this industry has been suffering with the conjuncture our country finds itself. For this reason, knowing the local reality is essential to find proper development strategies to solve the problems encountered. This thesis main goal is to understand the territorial dynamics management in this matter, regarding the factors of success and sustainability of retailers that are active for, at least, 15 years. To achieve this, a research was carried out primarily through the inventory of all the traditional retailers, helping in the perception of their spatial distribution in urban parishes of the Eixo Urbano Douro - Vila Real, Peso da Régua and Lamego - and thereafter apply of a survey to 30% of the retailers that met the above requirement. Data was collected in two phases. In the first phase, the businesses were featured according to the type of business. In the first phase, the surveyed entrepreneurs were described and in the second phase, both the target businesses of this study and the management practices used by them were featured. In general, the surveyed entrepreneurs are male, over 45 years, and have no more than primary education. Concerning the businesses, it is found that most do not employ more than three employees; in 2012 these had a business volume of not more than 150,000 € and their activity has decreased since 2011. It became clear, though, that these are in a backward level of technology usage; do not value bank loans, using their own funds for the opening and development of their businesses; value quality and minimize costs to fight competitiveness; adapt the products/services due to changes on demand, complying innovation factors and, finally, adopting a strategy of relational marketing, maintaining an individualized connection with each customer and differentiating the products/ services between groups of customers, being the customer loyalty the main goal.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão
Palavras-chave
Gestão , Competitividade , Desenvolvimento local , Comércio tradicional
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