Inteligência espiritual: o diferencial do líder no século XXI

Data
2016
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O século XXI aportou grandes desafios para as organizações. Para ser competitiva, a organização precisa ter agilizadade, capacidade de se adaptar e se reinventar. Neste cenário, dois elementos emergem como fatores criticos de sucesso, a liderança e a inovação. A presente investigação analisa a relação entre inteligência espiritual, liderança autêntica e a criatividade dos colaboradores. Neste estudo, esta relação pode ser elucidada na relação direta entre as variáveis ou através da associação da inteligência espiritual com liderança autêntica influenciando a criatividade. Foram consideradas cinco dimensões da inteligência espiritual (consciência, graça, significado, transcendência e verdade/missão), quatro dimensões de liderança autêntica (autoconsciência, transparência relacional, perspectiva moral interna e processamento equilibrado de informação) e uma dimensão de criatividade. A amostra inquirida é constituída por 360 colaboradores e 121 líderes de 41 organizações participantes do Sistema de Avaliação da Gestão - SAG do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade – PGQP. Os dados foram recolhidos através de questionários, sendo que os líderes se pronunciaram-se sobre a criatividade dos seus colaboradores, sobre sua inteligência espiritual e sua liderança autêntica. Em outro questionário, os colaboradores sobre a inteligência espiritual e liderança autêntica de seus líderes e sobre sua criatividade. As conclusões obtidas na investigação validam empiricamente os argumentos teóricos que ratificam a relação entre inteligência espiritual e liderança autêntica, não explicando diretamente a relação entre a liderança autêntica e criatividade dos colaboradores, mas indiretamente mediada pela inteligência espiritual. Os resultados encontrados servem de esteio para melhor entendimento da inteligência espiritual associada a liderança, bem como, a gestão da criatividade dos colaboradores, recursos indispensáveis para o sucesso organizacional.
The twenty-first century presented major challenges for organizations. To be competitive, the organization needs to have agility, ability to adapt and reinvent itself. In this scenario, two elements emerge as critical factors of success, leadership and innovation. This research examines the relationship between spiritual intelligence, authentic leadership and creativity of collaborators. In this study, this relationship can be elucidated in the direct relationship between the variables or through the association of spiritual intelligence with authentic leadership to influence creativity. Five dimensions of spiritual intelligence were considered (consciousness, grace, meaning, transcendence and truth / mission), four authentic leadership dimensions (self-consciousness, relational transparency, internal moral perspective and balanced information processing) and a dimension of creativity. The surveyed sample consists of 360 employees and 121 leaders of 41 participating organizations of the Management Assessment System - SAG (Sistema de avaliação de Gestão) from the Gaucho Quality and Productivity Program - PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade). Data were collected through questionnaires, and the leaders spoke about the creativity of its employees, and on their spiritual intelligence and authentic leadership.In another survey, employees about spiritual intelligence and authentic leadership of their leaders and on their creativity. The findings obtained in research empirically validate the theoretical arguments that confirm the relationship between spiritual intelligence and authentic leadership, not directly explaining the relationship between authentic leadership and creativity of employees, but indirectly mediated by the spiritual intelligence. The results serve as a mainstay for better understanding of spiritual intelligence associated with leadership, as well as, the management of collaborators creativity, essential resources for organizational success.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão
Palavras-chave
Inteligência espiritual , Criatividade , Liderança autêntica
Citação