Para a inovação no ensino da Língua Portuguesa no âmbito da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Data
2019-05-15
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente trabalho, Para a inovação no ensino da Língua Portuguesa no âmbito da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, efetuado no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico ministrado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), tem como objetivo demonstrar como é benéfico o uso metodológico de novas tecnologias no ensino – que se pretende inovador – do Português. Proponho-me, nele, descrever, detalhadamente, as atividades que foram desenvolvidas durante o meu estágio (prática de ensino supervisionada), quer no seio da Educação Pré-Escolar, quer no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico, procedendo, naturalmente, à devida caraterização do meio institucional onde tais práticas tiveram lugar. Para, de algum modo, fundamentar o meu relato, consultei algumas obras que tinham a ver com o uso das novas tecnologias no ensino, pelo que apresentarei, assim, as minhas conclusões acerca do que os autores dessas obras defendem. Por fim, exporei algumas considerações resultantes da reflexão que, de forma mais distanciada da prática educativa e letiva, pude fazer.
The present report, For the innovation in the teaching of the Portuguese Language in Pre-school Education and in the 1 st Cycle of Basic Education Teaching, which was made within the Second Cycle Studies in Pre-School Education and in 1 st Cycle of Basic Education Teaching, intends to demonstrate how beneficial is the methodological use of new technologies in the innovative teaching of the Portuguese language. I propose to describe, in detail, the activities that were developed during my internship (supervised teaching practice) in Pre-School Education and also in the 1st Cycle of Basic Education and to characterize the institutional environment where those practices took place. To support to some degree my account, I have consulted some works related to the subject mentioned above and I have presented my conclusions on what the authors of those works endorse. Lastly, I will present some considerations resulting from the reflection that I have made when I felt more distanced from the educational and pedagogical practices.
Descrição
Segundo Ciclo de Estudos em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Língua Portuguesa , Ferramentas tecnológicas
Citação