Animação sociocultural e práticas intergeracionais - estudo de caso da Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor: Lar Nossa Senhora da Lapa e Jardim de Infância Flor de Liz

Data
2013-10-17
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Resumo
Este trabalho de investigação, subordinado ao tema “Animação Sociocultural e Práticas Intergeracionais- Estudo de caso da Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor: Lar Nossa Senhora da Lapa e Jardim de Infância Flor de Liz, pretende saber qual o contributo do animador e da animação sociocultural relativamente às práticas intergeracionais desenvolvidas nesta instituição situada em meio rural. Neste contexto, procedeu-se ao Enquadramento Teórico, onde foi revista a literatura referente ao tema em estudo. Efetuou-se também uma descrição sobre o contexto em que se desenvolveu a investigação- meio rural- recorrendo à metodologia qualitativa, através de entrevistas semiestruturadas a vários técnicos e de recolha das histórias de vida dos idosos, bem como a observação participante e a análise documental. São apresentados e discutidos os resultados, tendo em conta o cruzamento das diferentes vozes intervenientes no processo. Por fim, apontamos algumas reflexões e um plano de atividades que pode melhorar as relações intergeracionais e a promoção da educação intergeracional, pois de acordo com os dados disponíveis são raras as vezes que a instituição promove este género de práticas, mesmo possuindo técnicos especializados na área da Animação Sociocultural embora manifestem ter vontade de o fazer, no entanto, sentem necessidade de uma nova cultura interdisciplinar e interprofissional.
This investigation project, about the subject of “Sociocultural Animation and Intergenerational Practices” – a case study by the Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor: Lar Nossa Senhora da Lapa e Jardim de Infância Flor de Liz, intends to find out what is the contribution of the animator and the sociocultural animation to the intergenerational practices developed in this institution, located in the countryside. In this context, one proceeded to the theoretical framework, reviewing the existing literature on the study subject. One has also elaborated a description about the context where this investigation was developed – the countryside – using the qualitative methodology, through semistructured interviews to several technicians and the collection of life stories of the elderly, as well as the participating observation and the documental analysis. Results are presented and discussed, considering the crossing of the different voices of those who participated in the process. Finally, we point to some reflexions and an activity plan that can improve intergenerational relations and the promotion of intergenerational education since, according to available data, seldom does the institution promote this kind of practices, although they have the specialized technicians in the area of Sociocultural Animation. They show the will to, however, they feel the need of a new interdisciplinary and interprofessional culture.
Descrição
Dissertação de Mestrado em 2.º Ciclo Ciências da Educação - Especialização em Animação Sociocultural
Palavras-chave
Educação intergeracional , Educação social , Animação sociocultural , Envelhecimento , Institucionalização , Qualidade de vida , Práticas intergeracionais
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