Comparação da coordenação motora em crianças praticantes e não praticantes, da Academia de Motricidade Hora Bolas, através do Teste KTK e do Teste Eurofit

Data
2019-06-17
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este trabalho está dividido em duas partes: numa pretende-se fazer um relato da nossa experiência profissional e as razões que motivaram a criação da Academia; e numa segunda vertente estudar a influência e os benefícios, sobre o desempenho motor, subjacentes da prática de atividade física extra curricular, através de um estudo empírico. Considerando a experiência profissional dos últimos 12 anos, e as lacunas identificadas ao nível do desenvolvimento motor de alguns dos nossos alunos nas Escolas e Pré-Escolas, foi iniciado um projeto de uma Academia de Motricidade – Hora Bolas. Esta Academia tem como principal objetivo, estimular o desenvolvimento motor geral das crianças, através de movimentos coordenativos, deslocamentos, manipulações, equilíbrios, agilidade e por fim elementos gímnicos que implicam todos os anteriores. Proporcionar às crianças toda a complexidade e diversidade de movimentos e combinações motoras, que a conjectura da sociedade actual as privou. Neste trabalho procurámos comparar a diferença da coordenação motora entre alunos praticantes e não praticantes da Academia, através do teste KTK, e alguns testes do Eurofit. No estudo participaram 125 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, do Concelho da Lousã, das quais 52 frequentam a Academia e 73 não frequentam. O final do estudo revelou melhor desempenho dos alunos da Academia em todos os testes aplicados, mantendo em todos, o nível de significância de 5% (p ≤0.05). Os resultados demonstram a importância da Academia na estimulação e desenvolvimento motor geral, uma vez que no teste ficou evidente que os seus alunos têm melhor prestação na coordenação, equilíbrio estático e dinâmico, agilidade e flexibilidade.
This work is divided in two parts: the goal of the first one is to give a testimony of our professional background and the reason that led us to build our academy; the second component is to study the influence and the benefits, in terms of motor performance, of the practice of physical activities after school time, applying a empirical study. Considering the professional experience from the last 12 years and by identifying some lacks in the motor development of some of our students, both in schools and kindergarten children, we began to think and elaborate the project Motricity Academy – Hora Bolas. The main goal of this academy is to stimulate the overall development motor of our children by Coordination, movements, manipulations, balance and agility that are the basis of gymnastics elements. After all, the goal is to give back to children the variety and diversity of movements and motor experiences that modern society have been taken away from them. We use the KTK and EuroFit tests to establish a comparison between our student in the academy and others that don’t attend the academy, comparing motor coordination. The sample are 125 children between the ages of 6 and 9 years old from Lousã. 52 of them attend the academy and the other 73 don’t. The study revealed better performance among the academy students in all of the test, with a significance level of 5% (p ≤0.05). The results enhance the importance of the academy in the motor development stimulation as the students of the academy had better performance in coordination, dynamic and static balance, agility and flexibility.
Descrição
Mestrado – em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Desenvolvimento motor , Coordenação
Citação