Intervenção em enfermagem comunitária para a capacitação dos cuidadores informais da freguesia de Cambres

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2018-02-08
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Resumo
Introdução: Este documento pretende descrever o percurso efetuado durante a unidade curricular Estágio e Relatório - a qual integra o plano de estudos do curso de mestrado em enfermagem comunitária da Escola Superior de Saúde na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - que decorreu no período compreendido entre 14 de setembro de 2015 e 29 de janeiro de 2016, na Unidade de Cuidados na Comunidade de Lamego e na Unidade de Saúde Pública que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Douro II - Douro Sul. O objetivo major desta unidade curricular foi o desenvolvimento e consolidação das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública (Regulamento nº 128/2011, de 18 de fevereiro). Objetivos: i) Descrever de forma clara e concisa as atividades realizadas ao longo do estágio e o desenvolvimento de competências; ii) Refletir criticamente sobre as experiências vividas ao longo do estágio, dificuldades sentidas e as estratégias usadas para as ultrapassar; iii) Relacionar as atividades realizadas com o desenvolvimento de competências específicas rumo ao exercício autónomo de cuidados de enfermagem especializados na área da enfermagem comunitária; iv) Apresentar a execução do projeto de estágio, abordando as estratégias e intervenções selecionadas e os resultados obtidos; v) Desenvolver competências críticoreflexivas na elaboração do relatório de estágio; vi) Dar cumprimento ao requisito da unidade curricular Estágio e Relatório imprescindível para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Comunitária e especialização nesta área. Metodologia: Tendo por base a metodologia do planeamento em saúde, desenvolvemos o projeto “Cuidar de quem Cuida”, enquadrado no programa “Grupos Vulneráveis”, que constava do plano de atividades da Unidade de Cuidados na Comunidade. Este projeto incluiu intervenções de âmbito formativo cujo objetivo geral foi capacitar os cuidadores informais de idosos dependentes da freguesia de Cambres para o processo de cuidar, nos aspetos relacionados com a alimentação saudável, prevenção de úlceras por pressão e mobilização/ transferência. O projeto de intervenção integrou quatro atividades formativas, duas em contexto de grupo e duas em contexto individual, dirigidas a cuidadores informais de idosos com diferentes graus de dependência. Para a avaliação de cada atividade formativa, foi aplicado um questionário para aferir os conhecimentos sobre as temáticas mencionadas, antes e após cada atividade. Resultados: A amostra do projeto foi constituída por 20 cuidadores, todos do sexo feminino, sendo a média de idades 50,9 anos (dp=11,22). Após o diagnóstico de situação identificamos problemas que foram priorizados: Conhecimento do cuidador informal sobre prevenção das úlceras por pressão não demonstrado; Capacidade do cuidador informal para alimentar a pessoa dependente/assistir nas refeições não demonstrada; Conhecimento do cuidador informal sobre posicionamentos não demonstrado; Alterações do estado de saúde do cuidador informal, presentes. Foram formulados objetivos a atingir e implementadas as estratégias de formação. Do total da amostra, 11 (55%) receberam formação em contexto domiciliário e os restantes (45%) em grupo. Quando avaliados os objetivos do projeto de intervenção, verificamos ganhos em conhecimento em 90% dos cuidadores informais sobre alimentação saudável, nos dois contextos de formação e em 89,5 % dos cuidadores sobre prevenção de úlceras por pressão e mobilização/transferências, atingindo-se as metas previamente estabelecidas. Conclusão: O estágio, desenvolvido na Unidade de Cuidados na Comunidade e na Unidade de Saúde Pública, constituiu-se um instrumento fundamental e estruturante para a aquisição e consolidação de competências especializadas. O projeto de intervenção “Cuidar de quem Cuida” permitiu melhorar os conhecimentos dos cuidadores informais. O desenvolvimento do projeto de intervenção, assente na metodologia do planeamento em saúde, promoveu de forma consistente a aquisição de saberes e de competências essenciais para a prática clínica especializada da Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública.
Introduction: This document intends to describe the learning path carried out throughout the Internship and Report unit – which integrates the Community Nursing master‟sdegree study plan, held by School of Health at Trás-os-Montes and Alto Douro University – between September 14, 2015 and January 29, 2016, in Lamego Community Care Unit and in Public Health Unit, both part of Douro II - Douro Sul Health Centers cluster. The major goal of this unit was to develop and to reinforce the know-how of the Specialist Nurse in Community Nursing and Public Health (Portuguese Regulation no. 128/2011, of February 18). Objectives: i) To describe, in a clear and concise way, the activities carried out in the internship and the competencies developed all through the process; ii) To reflect critically on the experiences lived during the internship, difficulties experienced and the strategies used to overcome them; iii) To relate the activities carried out with the development of specific competences towards the autonomous exercise of specialized nursing care in the area of community nursing; iv) To present the execution of the internship project, addressing the strategies and the selected interventions and well as the results obtained; v) To develop critical-reflexive skills by doing the internship report; vi) To fulfill the requirement of the Internship and Report unit, essential for a Master's Degree in Community Nursing and specialization in this specific area. Methodology: Based on the methodology of health planning, we developed the "Caring for Whom Care" project, enclosed in "Vulnerable Groups" program, which was part of the Community Care Unit's activity plan. This project included training interventions whose general goal was to train the informal caregivers of elderly dependents of Cambres (portuguese parish of Lamego) for the care process, in relation to healthy eating, prevention of pressure ulcers (bedsores) and mobilization/transference. The intervention project included four formative activities, two in a group context and two in an individual context, aimed at informal caregivers of elderly people with different degrees of dependence. For the evaluation of each training activity, a questionnaire was applied to assess knowledge about the thematic areas mentioned, before and after each activity. Results: The sample of the project consisted of 20 female caregivers, the average age being 50.9 years (SD = 11.22). After the diagnosis of the situation we identified problems that were prioritized: Knowledge of the informal caregivers about the prevention of pressure ulcers not demonstrated; Ability of the informal caregivers to feed the dependent person/to assist in meals not shown; Knowledge of informal caregivers about positioning not shown; Changes in the state of health of the informal caregivers, present. Objectives to achieve were formulated and training strategies were implemented. Of the total sample, 11 (55%) received training in a home context and the rest (45%) in a group. When evaluating the objectives of the intervention project, we verified gains in knowledge in 90% of the informal caregivers on healthy eating, in the two training contexts, and gains in knowledge in 89.5% of the caregivers on prevention of pressure ulcers and mobilization/transfers techniques, reaching the established goals. Conclusion: The internship, developed in the Community Care Unit and the Public Health Unit, was an essential and structuring instrument for the acquisition and reinforce of specialized skills. The "Caring for Whom Care" intervention project has improved the knowledge of informal caregivers. The development of the intervention project, based on the methodology of health planning, consistently promoted the acquisition of knowledge and essential know-how to the specialized clinical practice of Community Nursing and Public Health
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