O trabalho de projeto: prática no 1º ciclo do Ensino Básico

Data
2016
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório reporta o trabalho desenvolvido no estágio realizado no ano letivo 2015/2016, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A estrutura do relatório é composta por uma parte teórica, fazendo uma abordagem aos conceitos relacionados com a metodologia de trabalho de projeto e outra componente que diz respeito à prática de ensino supervisionada durante o meu estágio na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo, tendo sido neste último onde trabalhei o projeto “os animais”. É a prática que assenta na metodologia de trabalho de projeto, de acordo com as suas características e finalidades, que constituem uma forma potencial de trabalho, onde os alunos aprendem através dos seus interesses e têm uma participação ativa, autónoma e responsável na aprendizagem. Desta forma, atualmente, torna-se imprescindível falar de trabalho de projeto e de o implementar no processo de ensino de aprendizagem, uma vez que é fascinante quando os alunos trabalham com ambição, navegam sozinhos e conseguem encontrar o rumo até chegar à meta, apenas com um mediador e orientador, o professor.
This report reports the work of the trainee in the academic year 2015/2016, in the Masters in Pre School Education and the 1st cycle of Basic Education of the University of Tras-os-Montes and Alto Douro. The report's structure is composed of a theoretical part, making an approach to the concepts related to the project work methodology and another component that relates to teaching practice supervised during my internship in Preschool Education and 1st Cycle, specifically in the 1st cycle where I worked the project "animals". It is the practice that is based on draft methodology of work, according to their characteristics and purposes, which are a potential way of working, where students learn through their interests and have an active participation, independent and responsible learning. Thus, at present, it is essential to mention project work and to implement it in the teaching learning process, as it is fascinating when students work with ambition, sail alone and can find their way to reach the goal, only with a mediator, the teacher.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Trabalho de projeto , Ensino básico 1º ciclo , Prática de ensino supervisionada
Citação