(Re)pensar a formação contínua de professores na e para a escola digital: o impacto da escrita criativa

Data
2023-07-12
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A formação contínua é o pilar para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e, concomitantemente, para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, sucesso educativo dos alunos, inovação pedagógica e melhoria da escola digital. A formação torna-se muito mais enriquecedora se for complementada com a investigação-ação, em que a colaboração, a reflexão e a partilha devem integrar as práticas pedagógicas quotidianas, de modo a fomentar a construção de uma identidade profissional docente e a transformação da escola numa comunidade aprendente, crítica e criativa. Analisando o impacto da formação contínua, no âmbito da escrita criativa aliada às tecnologias digitais, pudemos constatar que a liderança do formador, as metodologias e as estratégias desenvolvidas, as temáticas abordadas e os recursos (analógicos e digitais) explorados foram fundamentais não só para a motivação, empenho e participação ativa dos formandos, mas também para a aquisição de saberes e competências refletidos nos seus contextos educativos.
Lifelong learning is the key pillar for teachers’ personal and professional development and, at the same time, for the quality of the teaching-learning process, students’ educational success, pedagogical innovation and improvement of the digital school. Learning becomes much more enriching if it is complemented with research-action, in which collaboration, reflection and sharing must integrate daily pedagogical practices, in order to develop the construction of a professional teaching identity and the transformation of the school in a learning, critical and creative community. Analyzing the impact of lifelong learning, concerning creative writing associated to digital technologies, we could realize that the trainer’s leadership, the methodologies and strategies developed, the topics addressed and the resources (analog and digital) explored were fundamental not only for the motivation, commitment and active participation of trainees, but also for the acquisition of knowledge and skills with impact on their educational contexts.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação Área de Especialização em Tecnologia Educativa apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
formação contínua , desenvolvimento profissional
Citação