Exploração de histórias infantis como contributo didático para o desenvolvimento da oralidade

Data
2016-11-29
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este relatório pretende descrever o processo de uma prática pedagógica e evidenciar o contributo da Literatura infantil para a promoção da oralidade, quando trabalhadas em contexto de Jardim de Infância e de 1º Ciclo do Ensino Básico. O contar de histórias é um fator que estimula positivamente o desenvolvimento da linguagem oral e possibilita a educação do indivíduo. Assim, devemos criar estratégias para cativar a atenção das crianças, apostar em recontar e reproduzir histórias, incentivar para o gosto pela poesia, trava-línguas, canções, lengalengas, bem como criar situações de comunicação. A criança irá alargar o seu vocabulário e construir frases simples e complexas. Devemos permitir que a criança contacte com ambientes linguisticamente estimulantes e com experiências enriquecedoras, para que possa desenvolver a sua linguagem oral. Desta forma, pode desenvolver-se a nível cognitivo, linguístico e emocional. Os contos são caminhos de descoberta e de compreensão do mundo e proporcionam à criança vivenciar experiências. Através dos contos, não ensinamos as crianças a falar, mas ajudamos a criar condições para que saibam usar a língua em diferentes situações. Este relatório apresenta essencialmente a forma de trabalhar o discurso oral e o seu desenvolvimento através da literatura infantil. Cabe-nos a nós, educadores e professores, criar condições para que as crianças se desenvolvam linguisticamente.
This report aims to describe the process of a pedagogical practice and to highlight the contribution of children's literature to improve speaking, when worked in the context of kindergarten and in the 1st cycle of basic school. Storytelling stimulates positively the development of oral language and enables the education of the individual. Thus, strategies to capture the attention of children must be developed and retell and reproduce stories must also be a bet to encourage a taste for poetry, tongue twisters, songs, rhyming as well as to create communication situations. The children will expand their vocabulary and will learn how to build simple and complex sentences. Children must be allowed to contact with linguistically stimulating settings and enriching experiences so that they can improve their oral language developing themselves both in a cognitive, linguistic and emotional scope. Tales are paths to discover and understand the world and provide the children with live experiences. Through tales children are not taught how to speak, but they are helped to create conditions to learn the language they should use in different situations. This report mainly shows how to work the oral speech and its development through children's literature. It is now up to educators and teachers to create conditions for children to develop themselves linguistically.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Histórias , Literatura infantil , Linguagem oral
Citação