Contribuição do município na atividade física dos jovens

Data
2016-08-19
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente Relatório visa descrever todas as actividades elaboradas e desenvolvidas no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física nos Ensino Básico e Secundário realizado na Escola Secundária, Vila Cova da Lixa. A estruturação deste trabalho baseia-se nas linhas orientadoras que regulam o Estágio Pedagógico, que expõem detalhadamente todo o procedimento, de forma a caracterizar o contexto de integração dos professores estagiários na Escola, a labuta do processo ensino-aprendizagem representado pela prática lectiva, as actividades extracurriculares como a realização de actividades de cariz de Intervenção na Comunidade Escolar e Integração no Meio, como também a concretização de acções Científico- Pedagógicas. Em cada atividade constam os respectivos procedimentos nomeadamente o planeamento, organização, justificações e reflexões sobre as tomadas de decisões e algumas considerações. De um modo consistente este Estágio representa mais uma etapa na formação de um futuro professor de Educação Física consolidado pela supervisão dos professores orientadores habilitados e diligentes que permitiram a aquisição de várias competências necessárias a esta fase. De seguida irei tratar de um estudo que visa a contribuição do município na atividade física dos jovens. Aqui falarei sobre as actividades que são realizadas no município de Amarante, em que explicarei como serão organizadas e planeadas. Numa parte mais prática poderemos observar alguns dados relativos a um questionário realizado numa actividade realizada pelo município, em que demonstra a os hábitos e aderência a estes eventos.
This report aims to describe all activities designed and carried out under the Teacher Training in Physical Education in the Elementary and Secondary Education held at the Secondary School, Vila Cova da Lixa. The structure of this work is based on the guidelines that regulate the Stage Pedagogical, detailing and exposing all the proceeds, in order to characterize the context of integration of student teachers at the school, the toil of the teaching-learning process represented by the practices extracurricular activities such as making activities Intervention in School and Community Integration in the educational environment, as well as the concretion of Scientific-Pedagogical actions. In each activity set out the relevant procedures including the planning, organization, explanations and reflections on decision making and some considerations. In a manner consistent this stage represents another step in the formation of a future teacher of Physical Education consolidated the supervision of qualified and diligent mentor teachers that allowed the acquisition of various skills for this stage. Then I will address a study to municipal support physical activity of young people, between the ages of 5 and 14. Here I will talk about the activities that are held in the city of Amarante, which explain how they will be organized and planned. In a more practical part we will see some data on a questionnaire conducted in an activity carried out by the municipality, it demonstrates the habits and adherence to these events.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Escola , Estágios pedagógicos , Atividade física , Municípios , Jovens
Citação