Apresentação e análise dos health clubs da cidade de Viana do Castelo gestão e serviços

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O objectivo deste estudo é averiguar como se desenvolve o funcionamento de três Health Clubs da cidade de Viana do Castelo. Nomeadamente, focando os parâmetros de gestão e serviços que têm para oferecer. Esta dissertação possui cinco objectivos principais: 1. Verificar os parâmetros de localização onde uma estrutura deste género está instalada; 2. Verificar se os Health Clubs possuem determinados espaços: parques de estacionamento, transportes públicos, acesso ao edifício, espaços intermédios, salas de exercício, SPA; 3. Verificar quais os tipos de serviços prestados aos clientes e qual a regularidade desses mesmos serviços; 4. Verificar a quantidade e a função dos recursos humanos envolvidos na estrutura; 5. Verificar quais são as estratégias utilizadas na retenção de clientes, bem como as estratégias de Marketing. Como principal instrumento de trabalho foi aplicada uma entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram registadas e posteriormente analisadas através do método de análise de conteúdo. Após a análise e discussão dos dados recolhidos concluímos que os Health Clubs, no que concerne à gestão, apresentam algumas diferenças significativas, nomeadamente na sua estruturação. Já no que se refere aos serviços prestados são bastante idênticos. De qualquer forma na cidade de Viana do Castelo os três Health Clubs estudados são os detentores na prestação de serviços da área e procuram manter-se na vanguarda desportiva e da saúde no âmbito do lazer/relaxamento.
The purpose of this study is to investigate how to develop the functioning of three Health Clubs from the city of Viana do Castelo. In particular, focusing on the management parameters and services they have to offer. This thesis has five main objectives: 1. Verify the location parameters where this kind of structure is installed; 2. Verify that the Health Clubs have certain spaces: parking, public transportation, building access, intermediate spaces, exercise rooms, SPA; 3. Verify what types of services that are provided to customers and which is the regularity of these services; 4. Verify the amount and function of human resources that are involved in the structure; 5. Verify which strategies are used in customer retention as well as the marketing strategies. As main instrument of work was applied a semi-structured interview. The interviews were registered and later analyzed by the method of content analysis. After analysis and discussion of data collected we concluded that the Health Clubs, regarding the management, present some significant differences, particularly in its structure. Anon in what refers to the services provided they are quite identical. Anyway, in the city of Viana do Castelo, the three Health Clubs that where studied are the holders of the provision services of the area and they are looking to stay at the forefront of health and sport under the leisure/relaxation.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto, especialização na área de Actividades de Academia e Prescrição do Exercício
Palavras-chave
Health Club , Gestão , Serviços , Wellness , Marketing
Citação