A importância da oralidade na aula de Português língua materna e Espanhol língua estrangeira

Data
2017-09-18
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Resumo
Este relatório constitui a reflexão da prática de ensino supervisionada que decorreu no ano letivo de 2015/2016 no Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães (Chaves) e no ano letivo de 2016/2017 no Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus (Vila Real), sob a orientação científica da Professora Doutora Susana de Fátima Póvoa Alves Fontes. A prática de ensino supervisionada ocorreu na disciplina de Espanhol, nível B2, numa turma do 12.º ano e na disciplina de Português, em duas turmas do 11.º ano do curso Ciências e Tecnologias. Partindo da consciência de que a oralidade constitui uma competência nuclear, podendo ser trabalhada nas suas diferentes vertentes – a compreensão, a expressão oral e a interação – o presente relatório tem como objetivos: identificar problemas relacionados com a oralidade na sala de aula e apresentar estratégias/atividades para o desenvolvimento da competência, tanto na língua materna, como na língua estrangeira – espanhol.
This report is the reflection of the practice of supervised teaching which was developed during the school year of 2015/2016 in the Grouping of Schools Fernão de Magalhães (Chaves) and in the school year of 2016/2017 in the Grouping of Schools Morgado de Mateus (Vila Real), under the scientific supervision of the Dr. Susana Fátima Póvoa Alves Fontes. The pedagogical practice occurred in the subject of Spanish, level B2, in a class of the 12th year and in the subject of Portuguese, in two classes of the 11th year of the course Sciences and Technologies. Starting from the awareness that orality constitutes a nuclear competence, being able to be worked in different aspects - the comprehension, the discourse and the interaction - this report has the aim to identify problems related to orality in the classroom and present strategies/activities that may develop the oral competence, in the mother language and in the foreign language – spanish language.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Oralidade , Competências (comunicativas) , Mestrado em ensino , Ensino de português , Ensino de espanhol
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