Relatório de Estágio

Data
2017-05-11
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento, intitulado de Relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Seminário Interdisciplinar 1/2, do 1º e 2ºsemestres do 2º ciclo de estudos, correspondendo ao grau de Mestre no Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A realização do presente Relatório de Estágio é de extrema importância na medida em que possibilita o relato e uma análise reflexiva deste ano letivo. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, na Região Autónoma dos Açores, na ilha de Santa Maria. Este estágio foi sempre acompanhado, supervisionado e orientado pela professora cooperante e pela professora orientadora Maria Dolores Monteiro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Neste documento, serão apresentadas todas as estruturas que dizem respeito ao Relatório de Estágio pedagógico, bem como, todas as vivências, experiências, aprendizagens e dificuldades sentidas. O objetivo deste relatório é refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do ano, realizando uma avaliação de todo o trabalho desenvolvido e os conhecimentos adquiridos. As principais competências profissionais a desenvolver enquanto professores estagiários são: o Planeamento, Realização e Avaliação. O conhecimento adquirido, as dificuldades sentidas e o impacto do estágio na realidade escolar, foram uma forma de refletir sobre o trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano letivo. O professor ao refletir sobre os seus atos, consegue reajustar o ensino às necessidades do aluno, aperfeiçoando o processo de ensino-aprendizagem. O Estágio Pedagógico oferece uma oportunidade de aprendizagem e promove o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Ensino/aprendizagem , Estágios pedagógicos , Análise reflexiva
Citação