O perfil do espectador do Circuito Internacional de Vila Real

Data
2018-01-31
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Presentemente vivemos e trabalhamos em organizações que efetivamente têm de demonstrar capacidade para acompanhar as mudanças políticas. A recorrente escassez de recursos públicos evidencia, assim, uma necessidade de definir processos adequados de utilização dos mesmos. Neste sentido, e no propósito de abrir caminho para que sejam identificadas as melhores políticas de gestão destinadas ao público que se interessa por eventos desportivos, este estudo visa aprofundar o conhecimento sobre o perfil dos espectadores do World Touring Car Championship (WTCC), que decorreu 10 a 12 de Julho de 2015, na cidade de Vila Real. Enquanto a maioria dos estudos sobre este tema, foca o seu impacto no país como um todo, neste trabalho procura-se avaliar o perfil do espectador deste evento. Em termos de implicações práticas este tipo de estudo pode servir como orientação de políticas, nomeadamente, políticas de marketing por parte das entidades promotoras do evento, no sentido de alcançar um maior número de visitantes, na medida em que foi determinado o perfil do espectador do WTCC_2015 facilitando a definição de políticas mais dirigidas a um determinado público. Em termos académicos, agrega conhecimento nesta área, uma vez que são escassos os estudos sobre perfil de espectadores neste tipo de eventos.
We currently live and work in organizations that effectively have to demonstrate their capacity to adjust to political changes. The scarcity of public resources shows a need to define adequate processes for their use. Nowadays we work and live in organizations that effectively have to demonstrate their capacity to adjust to political changes. This study aims to deepen our knowledge about the profile of the spectators at the World Touring Car Championship (WTCC), that took place from 10th to 12th of July,in 2015, in the city of Vila Real. While most studies related to this subject focuses on the country as a whole, in this study we assess the pro file of the spectator in this specific event ln terms of practical implications, this study can serve as a guideline for policies, namely, marketing policies for the promoting entities of the event in order to reach a larger number of visitors, taking in consideration that the profile of the spectator of the WTCC _2015 was determined facilitating the definition of more targeted policies. ln an academic view, it deepens our knowledge about this subject, considering there are scarce studies related to the pro file of the spectators in this type of events.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão Empresarial
Palavras-chave
Eventos desportivos , Vila Real (Portugal) , Gestão de eventos , Público , Motivação , Análise de clusters , Perfil do espectador , Circuito Internacional de Vila Real , WTCC
Citação