Práticas na abordagem dos desportos coletivos na escola

Data
2015
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
No âmbito da Educação Física (EF) escolar, tem-se vindo a valorizar cada vez mais o ensino jogos desportivos coletivos (JDC) dando especial importância aos modelos de ensino-aprendizagem. É reconhecida a importância destes jogos, não só na formação de talentos desportivos, mas no desenvolvimento integral dos alunos, através da formação de valores, como a cooperação, a partilha, a inclusão, entre outros. No entanto verifica-se em muitos casos a falta de rigor e de uma pedagogia mais consistente, tornando-se necessário em muitos casos reestruturar as práticas pedagógicas. O principal objetivo deste estudo foi analisar de que forma é abordado o ensino dos JDC nas escolas do 3º ciclo e ensino secundário e verificar as diferenças de abordagem entre professores experientes e principiantes. Foram observadas um total de 108 aulas de 27 professores principiantes e 27 professores experientes, onde se registaram as formas de abordagem dos JDC que avalia os comportamentos do professor de EF relativos à gestão da aula, interações, tipo de jogo e feedbacks dos docentes. Os dados obtidos foram objeto de tratamento estatístico no programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 20.0 para Windows através da estatística descritiva e inferencial com as provas t test para a variável expertise e o teste qui quadrado para avaliar as diferenças entre grupos. Estabeleceram-se valores de significância para p<0.05. Foi possível concluir que os professores experientes e principiantes se distinguem na gestão do espaço e do tempo de aula, nas interações e na frequência de feedbacks que emitem. Por outro lado, verificou-se que a sua atuação não difere significativamente no que respeita ao planeamento de exercícios com metas e com tranfer para a modalidade. Ambos os grupos previligiaram o uso da bola na maioria dos exercícios e o jogo reduzido.
In the context of Physical Education (PE) School, has been increasingly value the education collective sports games (JDC) paying particular attention to the teaching-learning models. It recognized the importance of these games, not only in the training of sports talents, but in the comprehensive development of students, through the formation of values, such as cooperation, sharing, inclusion, among others. However there is in many cases a lack of rigor and teaching a more consistent, making it necessary in many cases to restructure the teaching practices. The main objective of this study was to examine how we approached the teaching of the JDC in schools of the 3rd cycle and secondary education and verify the differences in approach between experienced teachers and beginners. A total of 108 classes of 27 beginning teachers and 27 experienced teachers was observed. A grid of observation on the form of the JDC approach was applied to evaluate the EF Teacher behaviors related to classroom management, interactions, game type and feedback from teachers. The data were statistical treatment object in the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 20.0 for Windows using descriptive and inferential statistics, the t test evidence to the variable expertise and the chi-square test to assess differences between groups. Significance values were established at p <0.05. It was concluded that experienced teachers and beginners are distinguished in the management of space and class time, interactions and frequency of feedback that issue. Moreover, it was found that their performance does not differ significantly with regard to the planning exercises with targets and for tranfer mode. Both groups previligiaram the use of the ball most of the exercises and the small game.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Jogos desportivos coletivos , Modelos de ensino
Citação