A Multiculturalidade e a Língua Materna como Factor de Insucesso Escolar: Estudo de caso de uma Escola do Concelho de Vila Real

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente trabalho pretende analisar o conceito de insucesso escolar e a sua explicação, isolando um factor que se perfilha particularmente relevante nesta área, mais concretamente a importância e o domínio da língua materna que é considerado um factor marcante de identidade, relacionamento pessoal, desenvolvimento e aprendizagem. A diversidade de culturas é uma realidade bem presente nas escolas de hoje e é necessário encontrar respostas que melhorem a qualidade de ensino, conduzindo a uma melhor integração social, bem como a uma redução do insucesso escolar face a esta situação. Tendo em conta o acima exposto, estruturou-se o trabalho em duas partes fundamentais. A primeira parte é referente aos estudos teóricos sobre o Insucesso Escolar e os factores acima mencionados, na segunda parte apresenta-se a investigação de carácter qualitativo acerca do que cinco alunos com nacionalidade não portuguesa e dois professores destes mesmos alunos pensam sobre o facto de a língua materna não ser o português e a influência que esse factor tem sobre o insucesso escolar.
The present work intends to analyze the concept of pertaining to school failure and its explanation, being isolated a factor that adopts particularly excellent in this area, more concretely the importance and the domain of the maternal language that it is considered a mark factor of identity, personal relationship, development and learning. The diversity of cultures is a reality property in possession in the schools of today and is necessary to find answers that improve the quality of education, leading to one better social integration, as well as the one reduction of pertaining to school failure face to this situation. Having in account above displayed, the work was structuralized in two basic parts. The first part was referring to the theoretical studies on Pertaining to school Failure and the factors mentioned above, the second part were presented the inquiry of qualitative character concerning what five pupils with not Portuguese nationality and two professors of these same pupils think on the fact of the maternal language not to be the Portuguese and the influence that this factor has on the pertaining to school unsuccessful.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Insucesso Escolar , Multiculturalidade , Língua Materna
Citação