A oralidade e a sua promoção através do conto e do reconto

Data
2022-07-19
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Resumo
A oralidade proporciona o contacto do indivíduo com a sociedade, através da transmissão e receção de mensagens orais. As crianças, quando nascem, iniciam a sua viagem pela aquisição e desenvolvimento da linguagem. As pessoas que estão em contacto com elas, especialmente o educador/professor e a família, desempenham um papel extremamente importante neste processo. Em contexto de ensino, devem ser criados momentos de comunicação com as crianças/alunos, por forma a promover a oralidade. Durante a minha Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, percebi essa necessidade e tive a preocupação de realizar atividades para desenvolver este domínio. O presente relatório final da Prática de Ensino Supervisionada constitui, assim, uma reflexão de todo o percurso da Prática de Ensino Supervisionada efetuada em contexto de Educação Pré-Escolar e no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Além de uma componente prática de descrição das atividades desenvolvidas em ambos os contextos, encontra-se também uma componente de investigação documental sobre o domínio da oralidade e a sua promoção através do conto e do reconto. Como é sabido, as crianças começam desde cedo a ter contacto com a oralidade, precisando de a desenvolver e de fazer o seu uso de forma correta. Através do conto e do reconto de histórias, é possível planear atividades em todas as áreas de conteúdo, possibilitando não só a promoção da oralidade, mas também da imaginação, o gosto pela leitura, estimulação do diálogo, a concentração, o espírito crítico e o desenvolvimento da língua portuguesa, em geral.
Orality provides the individual's contact with society, through the transmission and reception of oral messages. Children, when they are born, begin their journey through language acquisition and development. The people who are in contact with them, especially the teacher and the family, play an extremely important role in this process. In the teaching context, moments of communication should be created with the children/students in order to promote orality. During my Supervised Teaching Practice in Preschool and Primary School, I realized this need and had the concern to carry out activities to develop this domain. This final report of the Supervised Teaching Practice is, therefore, a reflection of the entire course of the Supervised Teaching Practice carried out in the Preschool and Primary School contexts. In addition to a practical component describing the activities developed in both contexts, there is also a component of documentary research on orality and its promotion through storytelling and retelling. As it is known, children begin to have contact with orality from an early age, and need to develop it and use it correctly. Through storytelling and retelling, it is possible to plan activities in all content areas, enabling not only the promotion of orality, but also the imagination, the taste for reading, stimulating dialogue, concentration, critical thinking, and the development of the Portuguese language in general.
Descrição
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada de natureza dissertativa, elaborado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Português , Oralidade
Citação