A Literatura Infanto-Juvenil ao Serviço da Educação: Uma forma de dar Expressão às Expressões

Data
2009
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A nova forma de encarar o mundo conduz-nos a todos a uma responsabilização e necessidade de educar cidadãos, não só críticos e conhecedores, mas, sobretudo, capazes de enfrentar as mudanças. Não se pode, portanto, esquecer que este é também o papel de todos os profissionais de educação, a quem compete para além de outras coisas, encorajar o gosto pela leitura como elemento essencial à realização de aprendizagens constitutivas do saber. Partindo-se da premissa de que a ênfase colocada na expressão e na comunicação dinamiza as potencialidades da criança ao nível da sensibilidade e da curiosidade em relação ao mundo que a rodeia, tornando-a mais receptiva às aprendizagens, o trabalho de investigação que nos propomos levar a cabo e que se intitula “A literatura infanto-juvenil ao serviço da educação: uma forma de dar expressão às expressões”, pretende ser um contributo para promover a compreensão da perspectiva de educadores e professores quando trabalham a literatura infantil, através das expressões, como recurso educativo, em contexto do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.
The new approach in which we observe the world holds us all responsible e drives us to the need of educating citizens, not only intellectual and connoisseur, but, above all, capable of facing changes. So, we cannot forget that this is also the role of all professionals of education, who are responsible, among other things, for encouraging the taste for reading as an essential element in an education full of knowledge. Assuming that the emphasis on expression and communication gives dynamism to children’s potentialities at the level of sensitivity and curiosity concerning the world that surrounds them, making them more receptive to learning, the present work, entitled “A literatura infanto-juvenil ao serviço da educação: uma forma de dar expressão às expressões”, intends to contribute to the comprehension of educators and professors’ perspective when they work infant literature through expressions, as an education source, in kindergarten context and in the 1st grade of the Basic Education.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa Especialização em Literatura Infanto-Juvenil
Palavras-chave
Literatura infantil , Hábitos de leitura , Importância da educação literária
Citação