Instrumentos de avaliação formativa na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico

Data
2018-04-11
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório de estágio é elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a principal intenção de apresentar e de refletir acerca da importância dos instrumentos da avaliação formativa na prática avaliativa nos dois contextos escolares. A prática da avaliação formativa e, consequentemente, a utilização dos instrumentos desta mesma avaliação tornam-se aspetos relevantes, já que promovem condições pedagógicas e educativas que visam o sucesso escolar. As fichas formativas, os instrumentos de observação (listas de verificação, grelhas de observação e escalas de graduação) e o portefólio têm um papel fundamental na regulação das aprendizagens, visando o diagnóstico contínuo das aprendizagens e das dificuldades diagnosticadas através de cada um dos instrumentos referidos. Daí que o principal objetivo deste relatório seja o de descrever e de refletir, fundamentando teoricamente, sobre a utilização dos instrumentos da avaliação formativa utilizados no âmbito da prática de ensino supervisionada na educação préescolar e no 1º ciclo do ensino básico.
This internship report is elaborated within the framework of the Masters in Preprimary Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, with the main intention of presenting and reflecting on the importance of the instruments of formative evaluation in the evaluation practice in both school contexts. The practice of formative evaluation and, consequently, the use of the instruments of this same evaluation become relevant aspects, since they promote pedagogical and educational conditions that aim at school success. The training sheets, the observation instruments (checklists, observation grids and graduation scales) and the portfolio play a fundamental role in the regulation of learning, aiming at the continuous diagnosis of learning and difficulties diagnosed through each of the mentioned instruments. Hence the main objective of this report is to describe and reflect, theoretically based, on the use of the instruments of formative evaluation used in the scope of supervised teaching practice in pre-school and primary education.
Descrição
Palavras-chave
Avaliação Formativa , instrumentos da avaliação formativa , prática de avaliação formativa
Citação